HOME
LED
PARA CASA
PARA EMPRESA
HISTÓRIA
REVENDA
CONTATO
PRODUTOS
BLOG
LOJA ONLINE
Botão para expandir menu
Logo LED Planet Mobile

05 jul 2016

Por

4 Comentários

Lúmens e Watts? Como escolher corretamente lâmpadas econômicas LED

5 de julho de 2016 | Por | 4 Comentários

A lâmpada LED equivale e até supera as antigas com muito mais qualidade. Conheça as características para trocar sua iluminação por lâmpadas econômicas.

Do fluxo luminoso à potência. Como escolher sua lâmpada?

Com a saída das lâmpadas incandescentes do mercado, a busca por novas alternativas se tornou essencial, mas também trouxe uma preocupação ao consumidor: como substituir a iluminação antiga corretamente? As especificações técnicas podem assustar, mas são bastante simples.

O primeiro passo da troca é definir qual lâmpada será utilizada. Os tipos de lâmpadas mais comuns atualmente são a fluorescente e a LED, cada uma com características diferentes.

Juntamente com suas particularidades, elas carregam uma informação bastante importante que deve ser observada na hora da compra: a sua potência.

Lúmens e Watts

O Lúmen é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamada de fluxo luminoso, ou seja, o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente. Quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite.

Já o Watt, mais conhecido pelo público em geral e também chamado de potência, simplesmente diz respeito ao consumo de energia, mas não tem nada a ver com a emissão de luz, inclusive, é possível encontrar o consumo em watts de qualquer aparelho eletrônico, mesmo que ele não emita nenhuma luminosidade.

Apesar de serem características separadas, elas andam juntas quando o assunto é iluminação. Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia, ou seja, terá uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts.

Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts. Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.

Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Escolhendo a lâmpada

As lâmpadas incandescentes consomem muito mais watts e emitem muito menos luz, justamente porque boa parte dessa energia que ela consome se torna calor e não iluminação.

Já as fluorescentes têm rendimento bem melhor, mas também gastam boa parte da energia que consomem gerando calor e alimentando o reator que as mantém acesas.

O LED, por sua vez, não possui reator e não gera calor, por isso seu consumo é mais baixo e toda a energia consumida é transformada em luz.

Equivalência da lâmpada LED

Para ter uma ideia exata de como substituir a lâmpada, observe tanto o valor de lúmens quanto o de watts e opte por aquela que consuma menos energia (menor valor de watts), mas que tenha uma quantidade de lúmens adequado ao que você precisa.

Naturalmente, lâmpadas que geram mais lúmens consumirão uma quantidade maior de energia, mas busque sempre se orientar pelo seu fluxo luminoso e não só pelo consumo que sempre será baixo nas lâmpadas LED.

Se você está habituado a comprar lâmpadas pela potência em watts, como no caso das lâmpadas incandescentes, verifique uma comparação de emissão de lúmens na tabela abaixo:

tabela de equivalencia lampada incandescente e led

Fonte: Dados obtidos dos padrões definidos pelo INMETRO e pelas especificações técnicas da LED Planet. Os valores podem variar de acordo com o produto.

Na hora de escolher lâmpadas econômicas LED, não esqueça de observar esses detalhes e a qualidade do produto que você está adquirindo. Acesse também nossa loja para conferir nossos produtos e descubra como iluminar seu ambiente com qualidade e economia.

ACESSAR LOJA ONLINE

comentários

  1. Vania Miranda Vieira Maços

    instalei luminárias LED de embutir mas estão dando interferencia na TV quando ligo o interruptor. O que posso fazer?

    • Olá Vania! As lâmpadas de LED, desde as menores e mais simples até as mais robustas, não geram qualquer tipo de interferência na rede elétrica ou em outros equipamentos próximos. É natural que alguns equipamentos pesados, como aqueles que possuem motor, gerem essa interferência por conta de seu funcionamento, mas esse não é o caso do LED que apenas consome pouca energia, sendo assim, é bastante provável que haja algum problema relacionado à sua rede elétrica. Se as luminárias LED foram instaladas recentemente, procure certificar-se de que a instalação foi feita corretamente sem deixar fios expostos ou mal conectados. O ideal seria chamar um técnico eletricista para fazer testes e verificar também se os cabos que passam em sua casa têm a espessura e o comprimento recomendado. Em último caso, considere analisar se há algum defeito na luminária LED, mas isso é bastante incomum por se tratar de um equipamento que consome pouca carga. Esperamos ter te ajudado e estamos a disposição!

  2. Boa tarde

    Vcs são importadora e fornecem para distribuidor? Pretendo revender para lojas e demais revendas!

    • Olá, boa tarde! Agradecemos pelo seu interesse em revender nossos produtos. Para saber mais, peço que clique aqui e envie uma mensagem para nossa equipe comercial juntamente com seus dados cadastrais, assim poderemos te passar todos os detalhes.

      Atenciosamente,
      Equipe LED Planet.

Deixe um comentário

-

Ícone Localização Avenida 5A, Cidade nova
Rio Claro - SP - CEP 13506-795

Ícone Telefone (19) 3522 2020

lâmpada LED acesa
LED Planet Importadora e Comércio de Materiais Elétricos LTDA.
Todos os direitos reservados @ 2016
Share This