//Nobel de Física Vai para Criadores da Iluminação LED Azul

Nobel de Física Vai para Criadores da Iluminação LED Azul

Nesta ultima terça feira, foi noticiada que a  Academia Real de Ciências da Suécia concedeu   o Prêmio Nobel de Física a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura pela invenção do LED azul, que proporciona a luz conhecida como branca.

Além de serem reconhecidos pelo seu trabalho, receberam 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão) para dividir.

Durante muito tempo, a indústria teve à sua disposição LEDs de cor vermelha e verde. Porém, para obter luz LED branca, era necessário ter a componente azul.

Foi nos anos  de 1990 que os cientistas premiados conseguiram produzir essa luz, possibilitando o uso de LEDs para iluminação, com gasto muito menor de energia que a usada pelas lâmpadas incandescentes.

Sabe-se que iluminação com LEDs é muito mais eficiente que a de lâmpadas tradicionais. Considerando que quase um quarto da energia elétrica usada no mundo é consumida para iluminar ambientes, sua invenção representa hoje uma considerável economia de recursos naturais, também porque as lâmpadas LED usam menos material e são mais duráveis.

Outra vantagem dessa tecnologia é que seu baixo consumo a torna interessante para uso em lugares onde não há acesso à rede elétrica, como regiões muito isoladas ou muito pobres.

Veja Também:  Vamos Tornar O Mundo Um Lugar Melhor
2018-06-21T18:08:17+00:00 By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário