Como o Aumento de Energia Pode IMPACTAR as Empresas em 2019?

Como o aumento de energia pode IMPACTAR as Empresas em 2019, e como a Iluminação LED pode AJUDAR a REDUZIR os CUSTOS com ENERGIA ELÉTRICA?

Um dos grandes gastos que toda e qualquer empresa tem de forma mensal, e sempre, são os investidos na iluminação dos ambientes e demais fatores onde se necessita do consumo de energia elétrica. O valor a ser pago é feito todos os meses, e por vezes pode significar um grande gasto, impactando grandemente nas saídas da empresa, e sendo por esse motivo é criada a necessidade de economia de energia, procurando sempre diminuir os gastos com esse investimento necessário e periódico.

Enquanto as empresas procuram formas de diminuir a quantidade de gastos com energia elétrica, as matrizes que tem o poder sobre o valor a ser gasto desenvolvem fórmulas que fazem as empresas retrocederem nessa caminhada, como foi feito ainda no mês de maio desse ano (2019), com o reajuste governamental no valor que deve ser investido mensalmente com o pagamento de energia elétrica pelos usuários, representando um grande custo, pois gerou um aumento considerável para as empresas.

No entanto, mesmo com todo esse processo incidindo de forma negativa sobre o empreendedor, que pode chegar a querer desanimar dentro do processo, ainda há formas bem positivas de recuperar os valores antigos gastos ou quem sabe ainda diminuí-los. Uma das maiores dicas é usar a tecnologia de LED para diminuir a quantidade de gastos e ainda ampliar o rendimento energético dentro de sua empresa, sendo uma das opções mais viáveis do mercado e a mais popular hoje em dia, sinônimo de qualidade e baixos custos.

Para te ajudar a compreender melhor esse comportamento das lâmpadas de LED como alternativa mais barata para a sua empresa e ainda a forma como o pagamento que custeia os gastos energéticos empresariais irá aumentar, de acordo com o reajuste feito no mês de março de 2019, preparamos este material completo e cheio de informações a respeito.

Aqui, com a gente, você poderá conferir mais sobre as novas mudanças, receber dicas especiais de como economizar mais energia na sua empresa e a aplicação de iluminação de LED de forma estratégica visando a diminuição de gastos.

Gastos Energéticos Empresariais

Alto Padrão Necessário

Quando o assunto são os gastos energéticos empresariais, mesmo que se economize bastante em variados aspectos, a empresa ainda gasta muito e isso reflete nas saídas, diminuindo o lucro do empreendimento, de certa forma, pois seria um valor em saldo positivo que deverá ser convertido em gastos que poderiam ser em parte amenizados. Dentre os principais gastos energéticos podemos citar a iluminação nos espaços internos da empresa.

Já que o alto padrão é necessário, nada melhor do que buscar formas de diminuir esses gastos cada vez mais e ir retirando quantidades desnecessárias de pontos de iluminação, como também trocando as iluminações que você já tem por modelos de lâmpadas que também são eficientes, mas com um custo bem menor. Isso pode ser alcançado por meio de um planejamento que pode também desenvolver a ideia da aplicação de um novo Projeto de Iluminação na sua empresa.

Quando o assunto é a iluminação, tanto à economia e saúde de quem usa o espaço, é preciso levar em consideração normatizações que regem esse aspecto dentro do Brasil, sendo ela a ABTN NBR 5413, que traz uma quantidade específica de iluminação para cada tipo ideal de espaço, e para saber se você está usando de forma correta a iluminação na sua empresa é só observar os padrões adotados pela NBR através da análise experimental usando um luxímetro na região em questão, e assim verificando a conformidade com a norma.

Quando em desconformidade, é preciso ir diretamente à procura de observar os detalhes irregulares e modificar a iluminação do espaço, melhorando o rendimento no local e deixando a intensidade luminosa dentro da faixa aceitável, o que acarreta benefícios positivos para você que interage no local e demais funcionários e ainda para o “bolso”, já que os gastos serão menores, diminuindo a quantidade que antes era desnecessária e quem sabe modificando as lâmpadas para alternativas melhores e mais rentáveis, como as de LED, super em alta nos últimos anos.

Cada Tipo de Empresa Demanda Quantidades Diferentes

Cada tipo de empresa demanda uma quantidade diferente de consumo de energia, sendo que todos esses aspectos precisam ser levados em consideração quando o assunto é fazer a iluminação do espaço. Ainda de acordo com o que diz a NBR você já pode observar que é necessário dar atenção aos aspectos do espaço para saber quanto será investido em rendimento luminoso no local, tendo ainda que levar em consideração outros aspectos.

Empresas que gastam mais, por exemplo, são empresas que trabalham com grande quantidade de maquinários pesados e que precisam deles para desenvolver as suas atividades empresariais, como as que tendem a se tornar grandes indústrias, já o são, ou ainda desenvolvem procedimentos semelhantes. Empresas que são voltadas para bens e serviços quando o assunto se limita a distribuição de produtos, gastam menos com energia se comparadas a essas de grande porte de máquinas, e por isso tendem a ter menor investimento no quesito energia elétrica, precisando se preocupar em grande parte com o maior gasto que há nelas: iluminação elétrica.

Cuidados Especiais Para Gastar Menos

Como em todo e qualquer aspecto sempre há alternativas de como lidar com a situação da melhor forma possível, não seria diferente aqui dentro do assunto de energia gasta com iluminação e outros elementos dentro da sua empresa. Existe uma série de cuidados especiais que precisam ser tomados para que você gaste menos com energia elétrica na sua empresa e possa ter um melhor rendimento mensal em saldo positivo.

Dentre os principais cuidados que podem ser tomados para reduzir os custos com energia elétrica na sua empresa, de forma bem geral, são:

  • Fazer revisões elétricas generalizadas a fim de evitar grandes gastos desnecessários e avaliar o equilíbrio de cargas, de forma periódica;
  • Fazer, sempre que notar necessário, adaptações nas dependências físicas da empresa;
  • Otimizar os gastos com o sistema de refrigeração dos espaços;
  • Buscar sempre a compra e utilização de equipamentos, dentro da sua empresa, que tragam o selo de consumo de energia do tipo A, com autenticidade Selo Procel;
  • Procure na matriz de energia da sua empresa os maiores gastos, sendo um deles o de iluminação na maioria dos casos;
  • Trace e trabalhe metas e alternativas de redução de consumo de energia elétrica;
  • Faça melhorias no ambiente de trabalho, aproveitando aspectos que favoreçam a diminuição do custo energético;
  • Conscientize seus funcionários;
  • Faça rotinas de manutenção preventivas dos aparelhos e pontos luminosos na sua empresa, realizando trocas por aparelhos mais eficientes sempre que notar a necessidade.

O Aumento de Energia do Mês de Maio

O Que Modificou?

Mas, o que de fato modificou na quantidade que deve ser gasta com energia elétrica mensalmente de acordo com o reajuste feito em março de 2019? Bem, vamos iniciar compreendo os principais aspectos gerais do contexto que envolve este aumento. Sabe-se primeiro que o aumento começará a ser aplicado a partir de Junho do ano de 2019, valendo ainda lembrar que nos últimos 5 anos a tarifa de energia elétrica mudou bastante e aumentou mais de 90% no país.

De acordo com a Aneel o aumento ocorreu porque houve uma atualização na forma de calcular o valor que deve ser investido com energia pelos consumidores do serviço, onde a parte de metodologia de cálculo referente ao risco hidrológico, relacionado de forma direta com os custos quando a energia estiver mais cara devido à falta de chuvas, sendo algo cobrado diretamente dos consumidores e que poucos entendem, mas que passa a ser necessário.

Isso porque com o valor investido a mais a empresa pode ter uma maior possibilidade de gastar com formas de geração de energia, que com a baixa de chuvas se torna um processo mais complicado, já que a matriz energética brasileira se concentra em larga escala na energia hidrelétrica, gerada pela intensidade da água em usinas.

Em nota a Aneel deixou claro sobre o assunto que “o efeito a ser percebido pelos consumidores retratará com maior precisão a produção da energia hidrelétrica e a conjuntura energética do sistema. A alteração foi especialmente motivada pelo déficit hídrico do ano passado, que reposicionou a escala de valores das bandeiras”.

Já quanto ao valor que foi aumentando, ele representa cerca de 50% no valor das bandeiras tarifárias, vindo diretamente a ser cobrado nas contas de luz de todos os consumidores, onde encontram-se os estabelecimentos empresariais, refletindo em um grande aumento. Ainda no mês de maio pôde ser sentido um grande aumento no valor da tarifa mensal de energia elétrica, isso porque a bandeira amarela entrou em vigor pela primeira vez no ano, mas agora o valor ampliado será atribuído em cerca de 50% a todas as bandeiras, o que irá incidir em gastos bem maiores e amplia a necessidade por métodos de economia de energia.

Como o Aumento de Energia Pode Impactar nas Empresas em 2019?

O aumento de energia impacta nas empresas em 2019 de forma direta e é sentido na conta de luz que vem todos os meses, sendo um alto gasto para toda e qualquer empresa. Mas vale lembrar que existem formas de contornar essa realidade e ter condições suficientes de diminuir os custos energéticos, adotando medidas estratégicas que viabilizem menores gastos com iluminação, por exemplo, como com o uso de LEDs como alternativa em alguns pontos de iluminação dos ambientes internos e ainda externos da sua empresa.

Utilizando a Iluminação LED como Alternativa

Usando a iluminação LED na sua Empresa

A iluminação LED se trata de um componente eletrônico semicondutor de alta qualidade, que ajuda como ponto de iluminação no espaço sem prejudicar quem usa o local e ainda com grandes vantagens quanto ao processo de economia de recursos. A tecnologia trabalhada nesse tipo de material é a mesma encontrada em chips de computadores, trazendo a capacidade de transformar de forma simples e prática a energia elétrica em luz, sem muita dificuldade e com baixo gasto por isso.

Muitas empresas hoje em dia estão adotando as luzes de LED como alternativa a pontos de iluminação de lâmpadas convencionais, tanto pela grande economia que pode ser percebida, quanto pela parte estética da empresa que é bastante valorizada com o uso de LEDs, tendo ainda a possibilidade de adotar LEDs que apresentam mix de cores para ambientes mais despojados da empresa, como áreas livres, e fazer toda configuração do processo por meio de aparelho eletrônicos, tecnologia, conforto, inovação, economia e efetividade, tudo em um só material!

Como Adotar a Iluminação LED

Você pode mesclar os LEDs dentro da sua empresa em ambientes variados, apenas tomando cuidado com a incidência de luz que será emitida por cada ponto luminoso e outros detalhes mais técnicos que precisam ser levados em consideração. Converse com um profissional que realmente sabe sobre o assunto e tenha a maior produtividade na aplicação desse tipo de tecnologia luminosa na sua empresa, diminuindo os gastos e driblando o aumento do mês de maio de 2019, podendo ser adotado em consultórios, lanchonetes, restaurantes, escritórios, etc.

Principais Benefícios da Iluminação LED

Que a tecnologia de LED é incrível, isso você com certeza já sabe. Mas, conhece especificamente os principais benefícios da iluminação de LED para a sua corporação? Se ainda não, confira agora e finalize o nosso material compreendendo o porquê da imensa vantagem de usar o LED como alternativa a pontos de iluminação convencionais em seu empreendimento. Os principais benefícios são:

  • Maior aproveitamento de energia, cerca de 80% maior em relação as lâmpadas convencionais;
  • Maior vida útil, chegando em até 50.000 horas;
  • Benefícios para o meio ambiente, pois não trazem elementos tóxicos em sua composição e ainda são 100% recicláveis;
  • Funcionamento possibilitado mesmo com baixa voltagem;
  • Designe mais variado e flexível, permitindo mostrar a cara da empresa desde o processo de iluminação.