O natal é uma época de muita emoção e comemoração na qual confraternizamos e nos reunimos com as pessoas que amamos para desfrutar de bons momentos juntos. Entretanto, nada disso é motivo para nos descuidarmos do aumento de energia elétrica.

Como Economizar Energia no Natal 2015

O ano de 2015 não foi um dos mais fáceis em nosso país e acabamos presenciando uma série de problemas políticos e econômicos.

Isso teve como consequência uma baixa no ritmo da economia e fez com que o setor varejista tivesse uma queda no movimento e no faturamento.

Por isso, mais do que nunca, esse é um momento em que devemos economizar e reduzir gastos desnecessários e excessivos tanto dos estabelecimentos comerciais como também nas residências.

Por que gastar tanto com energia quando podemos reduzir o consumo em até 60% apenas com a substituição da iluminação de um ambiente?

Além de ser extremante favorável para o meio ambiente, a redução no consumo de energia representa uma economia significativa no bolso de pessoas e empresa.

Então saiba que pequenas mudanças pode representar uma grande mudança e foi pensando justamente nisso que você verá à seguir algumas dicas fáceis e viáveis para conseguir economizar energia já nesse Natal de 2015.

Dicas Para Economizar Energia:

A primeira dica de todas, e também a mais importante, é justamente realizar a substituições das lâmpadas comuns por lâmpadas LED. Isso por que estudos da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, a ABILUX, revelam que essa simples ação pode representar uma economia de energia de até 60% para um comercio, considerando o resultado em médio e longo prazo.

Veja Também:  Lâmpada LED Tubular Com Alta Demanda. Cuidado!

Isso por que, em um comércio, a iluminação pode ser responsável por até 90% do consumo total de energia do estabelecimento, considerando que não possua sistema de refrigeração. Já para empresas que possuem sistema de refrigeração o consumo de energia elétrica para iluminação cai para 50% mas que, mesmo assim, ainda é alto.

Então o primeiro ponto de atenção deve ser exatamente a iluminação pois ajustando isso pode-se ter uma redução considerável dos gastos com energia.

Saiba ainda que é totalmente possível reduzir o consumo e substituir a iluminação atual por uma iluminação que utilize lâmpada LED sem ter qualquer prejuízo nos níveis de conforto e produtividade.

Os painéis de LED, por exemplo, são ideais para ambientes grandes que necessitem de uma iluminação homogênea e abrangente que chegue à todos os lugares.

O mais importante é que a lâmpada LED escolhida esteja de acordo com a necessidade do ambiente. Com isso é possível não só reduzir os gastos com consumo de energia como ainda transformar e melhorar a iluminação do ambiente tornando-a uma aliada nos seus negócios.

Outra dica é que as lâmpadas sejam instalados, se possível, mais perto dos pontos de trabalho para melhorar a visão dos funcionários e não desperdiçar luz em espaços inúteis. Sendo assim, é sempre muito importante a realização de um projeto luminotécnico.

E o Investimento Para Reduzir os Gastos?

Sim, todos nós sabemos que as lâmpadas LED apresentam um custo um pouco mais alto que as lâmpadas comuns. O que você precisa saber então é que a vida útil dessas lâmpadas podem chegar até 50.000 horas contra apenas 10.000 horas de uma lâmpada fluorescente comum.

Veja Também:  A Importância de Um Bom Projeto Luminotécnico

Isso gera uma grande economia, não só no consumo, mas também na manutenção e substituição dos produtos.

Aproveite essas dicas para reduzir gastos com energia nesse natal 2015.