Início » A Iluminação Ideal Para Cada Tipo de Ambiente

A Iluminação Ideal Para Cada Tipo de Ambiente

A luz de um ambiente representa diretamente o entendimento e sensação que se deseja para determinado lugar, direcionando o comportamento das pessoas ao oferecer sensações boas ou de desconforto. Nesse sentido, a escolha certa do tipo de iluminação do ambiente é fator essencial para o bem-estar das pessoas.

Ao entender alguns conceitos luminotécnicos, o consumidor saberá a importância de adequar os tipos de iluminação aos espaços e sensações desejadas. São eles: Índice de Reprodução de Cor (IRC), Fluxo Luminoso, Temperatura de Cor e Eficiência Energética.

O IRC é um comparativo entre a fonte de luz artificial e natural, medido em uma escala de zero a cem, quanto mais alto o índice, melhor a reprodução de cor; o Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa, medida em lúmen (lm), enquanto a eficiência Energética indica a melhor relação entre a iluminação necessária e a potência instalada em um ambiente.

A Temperatura de Cor, mais perceptível, se refere à tonalidade de cor, medida em Kelvin (K). A luz branca apresenta temperatura de cor maior que 6.000 K, e a luz amarela, menor do que 3.000 K. As lâmpadas amareladas têm aspecto mais relaxante e confortável, adequando-se a cômodos como salas de estar e dormitórios. Já as brancas são utilizadas em ambientes de maior atividade física e intelectual, como os escritórios. É equivocado pensar que as lâmpadas amarelas sejam menos luminosas, pois lâmpadas com a mesma potência dão a mesma iluminação no ambiente, sejam elas brancas ou amarelas.

Conheça Abaixo os Tipos de Lâmpadas do Mercado:

  • Lâmpadas incandescentes – são as mais comuns nas casas brasileiras, porém, emitem pouca luz e mais calor, consumindo mais energia.
  • Lâmpadas fluorescentes tubulares – são indicadas para escritórios e salas de estudo que precisem de iluminação potente e uniforme. Apresenta baixo consumo de energia e boa duração.
  • Lâmpadas fluorescentes compactas – são bastante usadas em banheiros e cozinhas. As de baixa potência podem ser utilizadas em lugares de passagem, como corredores. Podem ser mais caras que as incandescentes, porém, apresentam longa vida útil, o que proporciona economia em longo prazo.
  • Halógenas/Dicróicas  – são muito utilizadas em projetos de decoração, devido ao facho de luz direcionado, proporcionando um ambiente aconchegante.

Em alguns modelos conta com  refletor espelhado multifacetado dicroico

  • Lâmpadas LED – são a melhor opção no mercado, atualmente, apesar do uso doméstico ser pouco difundido.Apresenta excelente vida útil e redução do consumo em até 90%.

As lâmpadas de LED têm a vantagem de iluminar mas sem esquentar.    Pode ser usada na sala para dar destaque a determinados móveis, objetos e esculturas; nos quartos e salas, em nichos de gesso ou marcenaria, e até mesmo na varanda como pontos de luz.

Via: Jornal da instalação

2018-07-09T11:51:27+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

2 Comments

  1. FXMAMRTINS 30 de novembro de 2015 em 14:41 - Responder

    BOA TARDE!
    COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO?
    ABS.

Deixar Um Comentário