A luz de um ambiente representa diretamente o entendimento e sensação que se deseja para determinado lugar, direcionando o comportamento das pessoas ao oferecer sensações boas ou de desconforto. Nesse sentido, a escolha certa do tipo de iluminação do ambiente é fator essencial para o bem-estar das pessoas.
Ao entender alguns conceitos luminotécnicos, o consumidor saberá a importância de adequar os tipos de iluminação aos espaços e sensações desejadas. São eles: Índice de Reprodução de Cor (IRC), Fluxo Luminoso, Temperatura de Cor e Eficiência Energética.
O IRC é um comparativo entre a fonte de luz artificial e natural, medido em uma escala de zero a cem, quanto mais alto o índice, melhor a reprodução de cor; o Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa, medida em lúmen (lm), enquanto a eficiência Energética indica a melhor relação entre a iluminação necessária e a potência instalada em um ambiente.
A Temperatura de Cor, mais perceptível, se refere à tonalidade de cor, medida em Kelvin (K). A luz branca apresenta temperatura de cor maior que 6.000 K, e a luz amarela, menor do que 3.000 K. As lâmpadas amareladas têm aspecto mais relaxante e confortável, adequando-se a cômodos como salas de estar e dormitórios. Já as brancas são utilizadas em ambientes de maior atividade física e intelectual, como os escritórios. É equivocado pensar que as lâmpadas amarelas sejam menos luminosas, pois lâmpadas com a mesma potência dão a mesma iluminação no ambiente, sejam elas brancas ou amarelas.
Conheça abaixo os tipos de lâmpadas do mercado
- Lâmpadas incandescentes: são as mais comuns nas casas brasileiras, porém, emitem pouca luz e mais calor, consumindo mais energia.
- Lâmpadas fluorescentes tubulares: são indicadas para escritórios e salas de estudo que precisem de iluminação potente e uniforme. Apresenta baixo consumo de energia e boa duração.
- Lâmpadas fluorescentes compactas: são bastante usadas em banheiros e cozinhas. As de baixa potência podem ser utilizadas em lugares de passagem, como corredores. Podem ser mais caras que as incandescentes, porém, apresentam longa vida útil, o que proporciona economia em longo prazo.
- Halógenas/Dicróicas: são muito utilizadas em projetos de decoração, devido ao facho de luz direcionado, proporcionando um ambiente aconchegante. Alguns modelos conta com refletor espelhado multifacetado dicroico
- Lâmpadas LED: são a melhor opção no mercado, atualmente, apesar do uso doméstico ser pouco difundido.Apresenta excelente vida útil e redução do consumo em até 90%.
As lâmpadas de LED têm a vantagem de iluminar mas sem esquentar. Pode ser usada na sala para dar destaque a determinados móveis, objetos e esculturas; nos quartos e salas, em nichos de gesso ou marcenaria, e até mesmo na varanda como pontos de luz.
Respostas de 2
BOA TARDE!
COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO?
ABS.
Olá FXMAMRTINS!
Você pode entrar em contato através de uma de nossas páginas de produto ou através de nossa página de contato.