As Luminárias Públicas de LED Como Uma Solução Para a População

Antes relegada a segundo plano, a poluição visual tem se tornando um ponto delicado e que merece tanta preocupação e busca por soluções como a poluição atmosférica ou sonora.

Isso porque a ação desses poluentes prejudica a qualidade de vida das pessoas, já que o excesso de luz pode interferir na quantidade e na qualidade de sono, fazendo com que as pessoas durmam menos e esse período não seja capaz de reparar o cansaço e o estresse do dia a dia.

Por isso, é cada vez maior o número de espaços públicos aonde a iluminação vem sendo substituída com cada vez mais frequência por itens com essa tecnologia.

Então, não se surpreenda se você se deparar com uma luminária LED para condomínios ou uma luminária LED para pátio de empresa. Mas, você sabia que a importância de fazer essa substituição vai além de uma noite de sono bem dormida?

Para mostrar cada um deles, preparamos um texto completo, onde mostramos a importância de trocar as luzes dos espaços públicos por itens como a luminária de LED.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente tem pautado não só as discussões no âmbito particular, como também chegou ao planejamento da iluminação de ambientes externos, como condomínios ou grandes corporações.

Por isso, na hora de montar seus espaços, muitos órgãos públicos e privados tem optado na colocação da luminárias públicas de LED, decisão que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida.

Para que se tenha uma ideia do impacto que uma lâmpada de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico, cada uma delas é responsável por emitir metais pesados na atmosfera e contaminar o solo após o seu descarte, que muitas vezes não era feito da forma correta.

Livres destes componentes, as lâmpadas Públicas de LED utilizadas em iluminação pública ou privada poluem menos o ambiente no momento de seu descarte, e boa parte destes produtos pode ser entregue em locais especializados em seu recolhimento que, então, dão o destino correto a eles.

Além disso, a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera por esses dois equipamentos são bastante discrepantes, mostrando porque optar por uma luminária LED para condomínios ou uma luminária LED para ambientes público, como por exemplo, o próprio bairro de onde você mora.

A troca dos modelos antigos pela tecnologia LED ajuda a reduzir em 0,4 toneladas a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera. Esse composto está diretamente envolvido no aquecimento global e, por consequência, em eventos climáticos extremos registrado em todo o mundo.

Outro fator a justificar essa troca, pensando de forma sustentável, é a contribuição que a iluminação pública dá para a emissão de dióxido de carbono: 25%. Quando pensamos em todas as lâmpadas acesas em condomínios e empresas, em suas áreas externas, podemos ter uma ideia de quanto essa troca poderá representar em ganhos para o meio ambiente.

Veja Também:  Refletores com Potência Real

Economia

Seja em uma empresa, em um condomínio, ou até mesmo nas ruas públicas, uma das grandes despesas está, sem dúvida, no valor da conta de energia. Para que se tenha uma ideia, qualquer menor aumento no montante pago de tarifa pode desequilibrar as finanças desses locais.

Quer mais um motivo para a troca das lâmpadas convencionais por LED? Cerca de 200 lâmpadas à base de vapor de mercúrio, quando trocadas por modelos de LED geravam uma economia de 30 megawatts por ano.

Comparada a outros modelos, o LED gera uma economia de 80% na quantidade de energia consumida graças ao modo como foi desenvolvida: aproveitar a energia captada e evitar desperdícios.

Além disso, seu ligamento instantâneo otimiza o funcionamento dessa luminária, bem como seu fluxo luminoso, que é mais potente e amplificado, alcançando um perímetro maior e permitindo que o máximo possível de pontos sejam iluminados.

Manutenção

Quem faz a manutenção das luminárias públicas convencionais sabe o quanto trocar lâmpadas feitas de vapor de sódio ou outros metais pesados era trabalhoso e até mesmo perigoso.

Isso porque se uma destas lâmpadas quebrasse, os metais que estavam dentro dela poderiam entrar em contato com a pele e provocar enfermidades graves.

Além disso, o custo da compra de um desses produtos era muito alto, razão pela qual muitos locais costumavam adiar a troca de uma lâmpada em caso de queima.

No entanto, desde que houve a substituição destas lâmpadas pelas luminárias de LED a manutenção tornou-se muito mais simples.

Sem os metais pesados que existiam nas lâmpadas tradicionais, substituir uma lâmpada atualmente é muito mais simples e seguro. Além disso, o custo de uma delas é bem menor, permitindo que você mantenha sempre seus espaços externos corretamente iluminados.

Esse cuidado ajuda a manter a sensação de segurança, próximo item que debateremos para mostrar a importância da troca das luminárias públicas por lâmpadas de LED.

Segurança

Uma boa iluminação tem ligação direta com a sensação de segurança e a diminuição na ocorrência de incidentes violentos, como sabemos, os criminosos costumam se aproveitar de ambientes mal iluminados para cometer delitos.

Boa Iluminação com a Luminária Pública de LED trás mais segurança.

Em vias externas, onde ainda há a iluminação feita com lâmpadas tradicionais, de vapor de sódio, a sensação de segurança perde força, pois elas não iluminam de uma forma tão eficiente quanto a tecnologia LED.

No entanto, quando a troca acontece e são instaladas as luminárias de LED há um ganho enorme em quantidade de vida.

Para que se tenha uma ideia, a primeira sensação depois dessa substituição é o maior conforto visual, permitindo que uma pessoa enxergue melhor mesmo quando não há mais iluminação natural.

Além disso, a lâmpada LED permite que vejamos melhor as cores e captemos os movimentos, qualidades essenciais para que sejamos capazes de perceber movimentos ou atitudes hostis antes que os eventos aconteçam, prevenindo assim a ocorrência de crimes ou mesmo de acidentes.

Veja Também:  Iluminação de LED para Câmaras Frias

Durabilidade

Um item que também costuma impactar no orçamento de condomínios e empresas são os custos envolvendo a substituição de equipamentos. Quando pensamos em equipamentos externos, como lâmpadas, esse custo pode dobrar.

Mais Durabilidade

Em condomínios, por exemplo, é comum que as lâmpadas da área externa sejam quebradas ou mesmo queimem com certa frequência, já que estão expostas à ação dos elementos.

Já nas empresas, o uso contínuo pode motivar essa queima, além de oscilações de tensão ou mesmo falta de energia, razões que levam inclusive à queima de lâmpadas em nossa própria residência.

Uma lâmpada de vapor de sódio, comumente usadas nesses ambientes até pouco tempo, tinham um custo elevado e duravam menos tempo, fazendo com que os administradores desses dois locais precisassem fazer substituições com frequência.

Mas, quando você adota uma luminária de LED esse problema diminui. Afinal, a tecnologia utilizada para a confecção desses produtos praticamente elimina a necessidade de manutenções constantes, aumentando a durabilidade do sistema.

Isso porque as cúpulas utilizadas nessas luminárias são produzidas de modo que contam com mecanismos que evitam a degradação fácil da pintura aplicada ali ou mesmo o descolamento de algumas peças importantes na estrutura.

As luminárias de LED fabricadas para uso externo oferecem risco mínimo de acidentes, são muito seguras e fáceis de instalar. Além disso, elas duram três vezes mais do que as lâmpadas a vapor, utilizadas com muita frequência nessas estruturas externas.

Desta forma, os gastos de sua empresa ou condomínio com essas substituições é minimizado, permitindo que o orçamento seja redirecionado para outras melhorias, construindo assim um ambiente que permita a integração dos condôminos e o melhor aproveitamento e produtividade dos funcionários.

Mais saúde

Ponto ignorado por muitas pessoas, o uso de lâmpadas com a tecnologia LED permite, ainda, a melhoria da saúde de toda a população.

Isso porque as lâmpadas a vapor são responsáveis pela emissão de metais pesados na atmosfera através da radiação emitida pela luz. O convívio diário com esse tipo de iluminação pode provocar impactos em nossa saúde, fato desconhecido por muitos dos adeptos desse tipo de iluminação.

No entanto, com a adoção dessas luminárias esse problema deixa de existir, pois as lâmpadas fabricadas com essa tecnologia não contém metais pesados em sua fabricação, tornando-as muito mais seguras também para a sua saúde.

Outro ponto que merece destaque é que essa nova forma de iluminação está preparada também para o uso das energias renováveis, que vem sendo incentivado recentemente.

Tecnologias como a energia solar ou mesmo a eólica para iluminar residências e locais públicos encontram amparo nas lâmpadas LED, já que elas estão preparadas para funcionar com esse tipo de eletricidade, oferecendo a mesma qualidade que vemos com a energia hidroelétrica a que estamos acostumados.

Veja Também:  Lâmpadas de LED em Iluminação

Menos necessidade de instalação de pontos de luz

Como foram pensadas para aumentar a distribuição de luz para o maior número possível de pontos, a luminária Pública de LED reduz também a quantidade necessária de pontos de luz para que um ambiente esteja iluminado adequadamente.

Desta forma, quanto menos postes ou pontos de luz precisarem ser instalados, menores os custos se tem para preparar essas estruturas e garantir sua manutenção.

Essa redução impactará também na conta de energia elétrica. Afinal, com menos pontos ligados, o consumo de energia será reduzido, impactando também no valor final cobrado pelo fornecimento do serviço.

Menor sensação de calor

Quantas vezes você já teve a sensação de chegar a um lugar com várias lâmpadas acesas e sentir muito calor? Diversas, acredito. Muito comum com lâmpadas incandescentes ou a vapor, isso acontecia porque esses produtos não dissipavam o calor.

Ao contrário, elas concentravam o calor no recinto onde estavam instaladas, deixando tudo muito quente, sensação que se agravava nos dias de verão. No entanto, com o uso do LED, essa sensação é bastante diminuída.

Como utilizam estruturas à base de alumínio, essas lâmpadas dissipam o calor mais facilmente, dando maior conforto térmico a quem está no ambiente onde estão acesas e tornando a substituição em caso de queima mais segura.

Como ela não concentra calor, evita-se o risco de queimaduras térmicas no momento da substituição desses produtos. O risco de choque elétrico também é reduzido, já que elas são fabricadas respeitando os mais rígidos controles de segurança.

Controle de qualidade

Outra razão que aumenta a importância da troca de luminárias públicas convencionais pelas de LED é o controle de qualidade rígido a que essa nova forma de iluminação está sujeito.

Desde sua adoção em todo o Brasil, as lâmpadas fabricadas com essa tecnologia são fiscalizadas pelo INMETRO, instituto responsável por avaliar a qualidade e segurança de todos os produtos comercializados no país, elétricos ou não.

A adoção de normas rígidas envolvendo também a comercialização obriga todos os comerciantes nacionais a apenas produtos que tenham sido testados e estejam dentro das normas de segurança.

Isso quer dizer que, quando você adquire uma luminária Pública de LED, você tem um produto de alta qualidade, testado e o mais importante: seguro.

O que isso significa? Que os riscos de acidentes envolvendo tais equipamentos são reduzidos, já que eles passaram por simulações envolvendo eventos extremos, e os produtos postos para comercialização foram os aprovados nesses testes.

Então, o que está esperando para fazer essa substituição? O investimento em uma lâmpada LED, como mostramos aqui, é recuperado em pouco tempo, e trará mais conforto e segurança a todos os que estiverem envolvidos em seu trabalho ou no condomínio e até mesmo no bairro que você mora.

Se não souber exatamente qual a melhor luminária LED para empresas ou luminária LED para condomínio que precisa colocar no estabelecimento em que você trabalha, fale conosco. Estamos prontos para lhe ajudar.