O que é a tecnologia LED?
A tecnologia LED é uma das maiores descobertas do século que revolucionou a forma de utilizarmos a luz.
LED significa light-emitting diode ou, em português, diodo emissor de luz. Envolve uma tecnologia simples, de semicondutores, que são materiais mais baratos e que dissipam a energia excedente que recebem em forma de luz, ao contrário do que acontece com outros materiais, que perdem muita energia em forma de calor e que iluminam de maneira pouco eficiente.
Como a tecnologia LED foi criado?
Anos de pesquisas:
Diversos cientistas contribuíram para a criação da tecnologia LED. Alguns deles desenvolveram teorias e expressões matemáticas que permitiram a criação da tecnologia, enquanto outros colocaram em prática toda essa técnica.
Basicamente, o LED (light-emitting diode – diodo emissor de luz), é um Diodo que transforma energia elétrica em luz através de um processo chamado de eletroluminescência.
Luz vermelhoa:
O primeiro LED foi criado por Oleg Losev em 1927 ainda na cor vermelha, mas o seu primeiro uso prático se deu na década de 60, depois de diversos estudos e aprimoramentos da tecnologia que permitiram a criação de outras cores, tais como o amarelo. A partir daí, a tecnologia passou a ser utilizada principalmente em aparelhos eletrônicos.
A grande descoberta
Depois do LED já estar sendo usado amplamente em diversos aparelhos, um grupo de cientistas japoneses inventou, na década de 90, o LED que emitia luz azul. Foram diversas pesquisas que os levaram a produzir tal resultado, e garantiu a eles o prêmio Nobel de Física de 2014.
O melhor resultado
Com o LED azul foi possível a criação dos LEDs de cor branca que, depois de muitos avanços e pesquisas, levaram à criação de lâmpadas com a mesma tecnologia e com diversas vantagens. A partir de 2012, aproximadamente, esse tipo de iluminação começou a se tornar uma alternativa viável por estar mais barato e possuir tecnologia mais avançada que garantiu mais qualidade em sua iluminação.
Quais as vantagens da tecnologia LED?
O LED é, de longe, a melhor forma de iluminação por ter milhares de características que contribuem para seu uso.
Sustentável
O LED é sustentável por ser reciclável e não possuir materiais tóxicos para o meio-ambiente e o ser humano, além disso, consome menos energia, diminuindo a emissão de C02.
Econômico
Toda a energia consumida pelo LED se converte em luz, por isso, consome muito pouco e não gera calor, além de dispensar o uso de reatores.
Versátil
Por ter um tamanho reduzido, o LED cabe em qualquer lugar e poder ser utilizado de forma muito ampla, desde grandes projetos de iluminação até aplicações em móveis e pequenos objetos.
Saudável
Diferente das outras lâmpadas, o LED não emite raios UV/IR, evitando danos a sua pele e diminuindo o desbotamento dos móveis.
Sem insetos
Já que a luz de LED não possui radiação infravermelha e ultravioleta, seu facho de luz é frio, por isso não atrai insetos.
Rápido e prático
Ao contrário das lâmpadas de descargas, os LEDs não sofrem interferência em sua vida útil pelo ligar e desligar, além disso, seu tempo de acendimento completo é instantâneo, ao invés de 1 a 2 minutos das lâmpadas convencionais.
Fácil instalação
Instalar lâmpadas de LED é muito simples já que usam a mesma voltagem das lâmpadas convencionais. Não é necessário trocar fiação, soquetes ou disjuntores e são muito mais leves.
Menos manutenções
A vida útil das lâmpadas LED é muito maior, assim, a necessidade de troca se torna pouquíssimo frequente, evitando custos e trabalhos recorrentes com manutenção.
Progressão das Lâmpadas de LED
Incandescente
Foi a primeira lâmpada inventada, mas está sendo extinta do mercado por consumir muita energia, afinal, apenas 4% de toda energia consumida se torna luz, o restante se torna calor.
Fluorescente
Logo que surgiu foi amplamente usada por ser muito mais econômica do que a incandescente, mas possui materiais tóxicos e prejudiciais à saúde.
LED
Economiza muito mais e emite muito mais luz sem gerar calor, por isso é ótima para reduzir a emissão de CO2 e contribuir para um mundo sustentável.