Início » Novo Elemento Pode Mudar a Fabricação do LED

Novo Elemento Pode Mudar a Fabricação do LED

Um novo material fosforescente, eficiente para a produção de LEDs de cor branca, foi descoberto por engenheiros da Universidade da Califórnia, San Diego, nos EUA. O material batizado de SLAO – acrônimo para sua composição de Estrôncio, Lítio, Alumínio e Oxigênio – teve sua descoberta publicada em jornais científicos há poucas semanas e já é uma novidade relevante no mundo da iluminação LED.

Afinal, O Que É Fosforescente?

Para esclarecer um pouco melhor sobre sua função, é preciso entender do que se trata um material fosforescente e qual a diferença dele para um elemento fluorescente.

Os elementos fosforescentes têm como principal característica emitir luz. Seus cristais absorvem energia de fontes de luz azul e passam a emitir luz num espectro visível. Nas lâmpadas de LED eles são empregados juntamente com materiais de outras cores que produzem a luz da cor branca.

As substâncias fluorescentes também possuem a propriedade de emissão de luz, porém utilizam como fonte de energia radiações do tipo ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X e só emitem luminosidade quando estão expostas a essas energias, diferente dos elementos fosforescentes que absorvem a energia.

A descoberta do SLAO

Através de ferramentas e técnicas da supercomputação moderna, foi possível examinar a composição e as aplicações da descoberta em apenas 3 meses, um tempo extremamente curto se comparado com os métodos antigos de tentativa e erro que levavam anos para apresentar resultados.

A equipe de engenheiros que liderou a pesquisa é comandada por Shyue Ping Ong, professor de nanoengenharia na Escola de Engenharia Jacobs de San Diego, nos EUA. Segundo o professor Shyue, os cálculos feitos através dos supercomputadores são muito mais rápidos e precisos na análise de materiais ainda desconhecidos, permitindo prever seus usos e aplicações dadas as suas formulações, sem que seja necessário aplicar o material fisicamente para observar sua funcionalidade.

O SLAO na produção de lâmpadas de LED

O SLAO está à frente dos materiais utilizados atualmente na produção de LEDs, já que possui uma capacidade maior de retenção de luz. O material é estável e é formado por elementos muito mais abundantes da natureza, tornando-o muito mais barato e fácil de se conseguir. Sua produção pode ser feita também de maneira sintetizada em laboratórios, facilitando a obtenção do elemento, segundo o professor Shyue.

Outra característica muito vantajosa do SLAO foi descoberta por um grupo da Universidade Nacional de Chonnam na Coréia do Sul. Segundo seus testes e análises com o material aplicado diretamente às lâmpadas de LED, a emissão da luz dessas lâmpadas garante uma iluminação com uma fidelidade de cor muito maior.

Essa característica é indicada através do Índice de Reprodução de Cor (IRC), que define, de 0 a 100, quão precisas são as cores dos objetos ao serem iluminados por uma determinada fonte de luz. Nas lâmpadas comerciais de LED atuais esse índice fica em torno de 80, enquanto as lâmpadas produzidas com o SLAO alcançaram um IRC maior que 90.

O desafio dos cientistas agora é melhorar a Eficiência Quântica do material, que consiste em sua capacidade de converter a luz absorvida em uma luz de cor diferente. Segundo o professor Shyue, o material já tem qualidade de cor superior, mas agora a ideia é conseguir equalizar suas propriedades, garantindo o melhor da descoberta. Para tanto, o grupo está trabalhando na melhoria dessa eficiência para que, em breve, o produto se torne ideal para comércio.

Fonte: Phys.org

2018-07-09T14:55:22+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

2 Comments

  1. leopoldo gama filho 27 de fevereiro de 2018 em 14:55 - Responder

    Excelente notícia, LED ainda é uma tecnologia cara, embora esteja mais acessível dia a dia. Precisamos tbm de uma melhora no índice de reprodução das cores.

  2. Jorge Souza "Guerreiro" 1 de março de 2018 em 14:05 - Responder

    Excelente tarde!!

    Parabéns pelos avanços em busca de melhorar ainda mais a tecnologia LED.

    Seguir sempre em frente

    Jorge Guerreiro

Deixar Um Comentário

Linha High Bay LED EVO - ÓTIMO PREÇO!

Luminária Industrial de LED
Confira nossa linha de HIGH BAY LED EVO para Venda no Atacado e Varejo. Peça já um orçamento!
CLIQUE AQUI
Os melhores preços do mercado é AQUI!
close-link
Click Me

Linha Luminária Pública LED - Veja!

Luminária Pública
Confira nossa linha de Luminárias Públicas LED para Venda no Atacado e Varejo. Peça já um orçamento!
CLIQUE AQUI
Os melhores preços do mercado é AQUI!
close-link
Click Me