Início » O Que É Eficiência Luminosa?

O Que É Eficiência Luminosa?

Eficiência, ou rendimento luminoso é um parâmetro que indica o quão eficiente uma fonte luminosa converte a energia que recebe. Por exemplo, energia elétrica em luz.

Ela relaciona o fluxo luminoso (em lúmens) emitido pela fonte em relação à potência despendida para alimentá-la (normalmente medida em watts).

Fatores Determinantes

Alguns fatores que podem indicar o quão determinado ponto será iluminado podem ser o formato da lâmpada ou o tipo de luminária. Porém, o fator mais preponderante na escolha de uma iluminação é a tecnologia utilizada na confecção dos produtos.

Hoje, para iluminação residencial há três tipos de lâmpadas sendo utilizadas, a tradicional incandescente (com filamento de tungstênio em um bulbo de vidro cuja produção está sendo gradativamente proibida ), as fluorescentes (compactas e tubulares) e a mais nova tecnologia, as lâmpadas LED.

 Consumo, Vida Útil e Custo-Benefício

O link www.ledplanet.com.br/lampadas-tubulares-led-x-lampadas-tubulares-fluorescentes em nosso blog faz uma comparação das lâmpadas fluorescentes com as lâmpadas LED.

As lâmpadas LED ainda possuem um custo inicial elevado se comparado as lâmpadas fluorescentes, porém sua eficiência luminosa pode chegar a três ou quatro vezes superior a da lâmpada fluorescente e até mais de 10 vezes a da incandescente. Além disso, sua vida útil é muito maior que a das demais lâmpadas.

O retorno sobre o investimento através do uso de iluminação LED é mais facilmente mensurável onde as lâmpadas permanecem acesas durante várias horas, quase todos os dias e que as equipes de manutenção possuam um custo elevado.

Embora o cálculo do retorno do investimento não seja algo tão simples de se calcular em residências, devido à variedade de tipos e uso das lâmpadas, há um ganho perceptível pelo fato de que as lâmpadas LED não provocam aquecimento do ambiente de maneira tão intensa quanto as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pois o calor produzido pelo LED não está na luz emitida, mas apenas no corpo da lâmpada e o menor aquecimento do ambiente reflete-se também em maior eficiência energética.

2018-07-09T12:36:16+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário