Início » Saiba Como Utilizar a Iluminação Direta e Indireta

Saiba Como Utilizar a Iluminação Direta e Indireta

As pessoas andam cada vez mais atentas às sensações que uma luz artificial pode estar proporcionando, sabem que os ambientes são valorizados quando exploramos a iluminação por completo.

Vamos agora explicar quais são as diferenças da iluminação direta e indireta e conhecer uma dica essencial para deixar seu canto mais iluminado.

Iluminação Direta

A iluminação direta, como o próprio nome já diz, transmite luz diretamente sobre uma superfície.

O ideal para esse tipo de iluminação é utiliza-la em atividades onde há uma necessidade maior de visibilidade e concentração, por exemplo, para iluminar um local de leitura, na mesa do escritório ou para destacar algum objeto como itens de decoração, quadros e esculturas. É comum usarmos na iluminação direta spots pendentes, luminárias de mesa e abajures.

É importante também evitar usar a iluminação direta sobre superfícies que possam refletir, como vidros, espelhos e mármores.

Para esse tipo de iluminação a escolha da tecnologia faz toda a diferença. Lâmpadas comuns como incandescentes e fluorescentes danificam o objeto iluminado, a tecnologia LED possui ausência de radiação infravermelha e ultravioleta, com isto, além da vantagem de seu facho de luz ser frio e não atrair insetos o LED também não desbota objetos.

Iluminação Indireta

Chamamos de iluminação indireta aquela em que a luz incide em uma superfície para que seja refletida e atinja o ponto a ser iluminado. Essa iluminação clareia o ambiente de forma suave e homogênea, deixando assim o ambiente mais aconchegante.

É comum utilizar a combinação de várias luminárias como (abajures, colunas e sancas) que possuam focos discretos e que não criem sombras marcantes. Normalmente, essas luminárias emitem a luz para cima, a fim de evitar sombras e ofuscamento.

A utilização de somente iluminação indireta em um determinado ambiente pode deixa-lo escuro, por isso, se torna imprescindível a combinação de luminárias para evitar o desconforto visual.

Harmonia no Ambiente a Ser Iluminado

É importante destacarmos que um ambiente bem iluminado não é aquele onde se usa apenas um dos tipos de iluminação, direta ou indireta, mas sim quando se consegue trabalhar de forma harmoniosa as duas, conciliando ambas, cada uma com sua finalidade para tornar o ambiente o mais agradável possível.

Abaixo, alguns exemplos de iluminação direta e indireta

2018-07-09T12:42:30+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário

Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!

Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019.
close-link
Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019. Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!
CONFIRA NOSSOS PRODUTOS