Início » Sistema Chamado Li-Fi Pode Substituir o Tradicional Wi-Fi

Sistema Chamado Li-Fi Pode Substituir o Tradicional Wi-Fi

O atual sistema utilizado nas residências ao redor do mundo, o Wi-Fi (wireless fidelity, em inglês), é eficiente, porém tem suas limitações. Quem não passou raiva com as constantes quedas no serviço wireless da internet quando se está usando o notebook ou tablet?

Se você pudesse ver os sinais flutuando pela sua sala, perceberia que o espaço é densamente povoado por sinais Wi-Fi de roteadores e dispositivos competindo pelas bandas disponíveis.

Pensando em uma maneira mais eficiente de transmitir informações, o Grupo Haas e os pesquisadores da Universidade de Cambridge estão já na fase avançada de um projeto de 4 anos. O projeto usa as famosas luminárias de teto, encontradas em casas e outras edificações, para prover internet de alta velocidade a curtas distâncias.

O sistema tem sido chamado de Li-Fi e pode substituir o tradicional roteador Wi-Fi: Primeiro, os dados são transmitidos para uma lâmpada LED – que poderia ser a que ilumina uma sala, por exemplo. A lâmpada se acende e apaga muito rapidamente, até bilhões de vezes por segundo. Esta oscilação é tão rápida que o olho humano não consegue perceber, dando a impressão de que a luz esta apenas acesa. Então, um receptor em um computador ou dispositivo móvel – basicamente, uma pequena câmera que pode ver a luz visível – decodifica esse “piscar” em dados.

Lâmpadas LED podem oscilar rápido o suficiente para transmitir dados cerca de 10 vezes mais rápido que as redes Wi-Fi tradicionais. E isso deve melhorar com o avanço da tecnologia Li-Fi, pois a frequência luminosa é mais eficiente que ondas de rádio.

Novos modelos de iluminação a LED poderão atingir velocidades de 10 Gb por segundo e transmitir dados a uma distância de 10 metros. Futuramente, serão possíveis velocidades entre 15 Gb/s, isso é, mais de duas vezes a velocidade das Wi-Fi’s convencionais.

Fonte: Revista Lumière Electric

2018-07-09T12:09:49+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

3 Comments

  1. Jorge 23 de fevereiro de 2015 em 10:14 - Responder

    Fantastico

  2. Derivaldo Luiz da Silva 23 de fevereiro de 2015 em 14:28 - Responder

    ótima Tecnologia

  3. Jose Mendes 26 de fevereiro de 2015 em 09:08 - Responder

    Toda inovação tecnologica trará grandes benefícios. Estamos aguardando a conclusão da experiência.

Deixar Um Comentário

Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!

Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019.
close-link
Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019. Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!
CONFIRA NOSSOS PRODUTOS