Início » Tipos e Melhores Aplicações de Lâmpadas LED Para Seu Negócio

Tipos e Melhores Aplicações de Lâmpadas LED Para Seu Negócio

Vejamos as Melhores Aplicações e Tipos de Lâmpadas de LED Para Seu Negócio

As lâmpadas LED definitivamente deixaram de ser uma promessa para se tornar uma tecnologia extremamente funcional e que traz apenas ganhos, quando usadas tanto para fins comerciais quanto residenciais.

Além de sua estética, que se adapta perfeitamente aos mais diversos ambientes, as lâmpadas do tipo LED possuem diversas vantagens que justificam sua escolha em substituição das incandescentes.

Uma lâmpada como essa tem, por exemplo, melhor custo-benefício, afinal é um investimento que você recupera em pouco tempo, na forma de menor tarifa de energia.

O consumo menor e sua eficiência energética contribuem também para que esse produto represente uma forte economia em longo prazo, ajudando a sanear as finanças de sua empresa e potencializando seus lucros.

As lâmpadas desse tipo são mais econômicas também porque tem alta durabilidade. Com uma vida útil superior a 15 mil horas, algumas podem ficar acesas praticamente 625 dias sem queimar, período infinitamente superior às lâmpadas tradicionais.

Além disso, esse equipamento não emite raios ultravioleta, eliminando o risco de exposição à radiação e garantindo maior saúde e qualidade de vida, tanto para seus colaboradores como para os clientes ou você mesmo, já que ela cria um ambiente totalmente seguro.

No entanto, para aproveitar todas as funcionalidades de uma boa lâmpada LED é preciso escolher o modelo certo para o seu tipo de negócio. Por isso, é importante conhecer os principais tipos, assim você pode escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo onde abordamos os principais tipos de lâmpadas LED e como podem ser utilizadas em seu negócio. Confira conosco e escolha aquela que for mais eficiente para você.

O Que Saber Antes de Escolher Uma Lâmpada LED

Antes de mostrarmos os principais tipos de lâmpadas e como você pode utilizá-las para o seu negócio, existem alguns pontos a considerar antes de escolher o produto. Confira no que você precisa ficar atento.

O Que Saber Antes de Escolher Uma Lâmpada LED

Voltagem

As lâmpadas LED disponíveis no mercado podem ser encontradas em quatro voltagens diferentes: 12 volts, 110 volts, 220 volts e bivolt. Antes da compra, é necessário saber qual a tensão correta de seu comércio, para não ter problemas elétricos.

Caso você não saiba a tensão do lugar, nossa recomendação é adquirir uma lâmpada bivolt, que é compatível com qualquer tipo de instalação e em várias localidades do país.

Agora, se você sabe a voltagem do lugar e quer uma lâmpada que combine com decorações em gesso que você possui em seu comércio, uma boa pedida é escolher as de 12 volts.

Esse tipo de produto é o ideal porque, em um restaurante, por exemplo, ela permite uma luz mais fraca e delicada, criando uma aura mais intimista para determinados espaços de seu comércio.

Conectores

Outro ponto que precisa ser muito bem observado antes de você comprar sua lâmpada é o tipo de conector que deve ser utilizado. Lembrando que soquetes incompatíveis dificultam a colocação correta da lâmpada.

Nesta hora, basta verificar o tipo de conector que sua lâmpada precisará. Atualmente no mercado existem as seguintes opções: MR6 ou GU5.3, GU10, E27 (o tipo de conector mais comum, possui formato de rosca) e o E14.

Temperatura da lâmpada

No momento da compra, é importante ficar atento à sua temperatura. É importante deixarmos claro que isso não se refere ao calor que ela emana, e sim às tonalidades de luz que vem dela, ou seja, sua cor.

Temperatura de Cor

Atualmente, existem lâmpadas com diversas cores, incluindo aquelas que simulam o tom amarelado de uma lâmpada incandescente. Existem também produtos com tons quentes ou frios e os coloridos, como aquelas que emanam luz amarela, vermelha, verde, azul, dentre outras.

Para não errar na seleção das temperaturas corretas, você pode aplicar alguns truques.

Por exemplo, se você tem um restaurante, um bar ou um café, pode optar por lâmpadas LED com luz amarelada. Essa tonalidade é ótima para tais lugares, porque cria uma sensação de aconchego, além de aguçar outros sentidos graças à iluminação mais fraca. Um deles é o paladar.

Caso você tenha uma escola ou administre um escritório, o ideal é optar por lâmpadas em tom de branco neutro. Estas são ideais para aqueles locais que requerem maior atenção de seus frequentadores.

Quando sua atividade envolve administrar um local onde é exigido um grande nível de concentração ou você quer destacar a limpeza de cada parte, como uma farmácia, um hospital ou uma clínica, a melhor lâmpada LED é aquela com luz mais azulada, ou seja, o branco frio.

Potência

Outra pergunta importante que deve ser feita antes da aquisição de uma lâmpada LED é o tipo de iluminação que você deseja para o seu comércio: pouca ou muita luz?

Para isso, é importante ficar atento à potência da lâmpada. Mas aqui é preciso um cuidado maior do que apenas observar quantos Watts ela tem. É importante verificar também quantos lumens essa lâmpada possui.

A combinação perfeita é a da lâmpada que tem muitos lumens, ou seja, ilumina mais, e tem baixo número de Watts, o que significa que seu consumo energético é muito baixo, tornando-a uma lâmpada eficiente.

Modelos

Agora que você sabe o que considerar na hora de trocar ou comprar a sua lâmpada, é hora de escolher o modelo perfeito para o seu negócio. Conheça um pouco melhor cada um deles e veja como se encaixam no que você tem em mente.

Spot tipo dicroica

As lâmpadas LED spot tipo dicroica consomem, em média, de 5 a 7 Watts e tem vida útil média de 35 mil horas, além de não emitir tanto calor quanto as dicroicas comuns.

Esse tipo de lâmpada é positivo também porque, ao gerar menos calor, evita o risco de acidentes quando colocada em ambientes com pouca ventilação ou materiais inflamáveis, como madeira ou papeis.

Contudo, como se trata de uma lâmpada de custo maior, é preciso que ela esteja com funcionamento perfeito para que o investimento de fato valha a pena e ela entregue a durabilidade prometida.

Por se tratar de uma lâmpada de luz fria, o spot tipo dicroica é mais recomendado para espaços como nichos, sancas de gesso, vitrines de loja, iluminação decorativa ou de destaque em determinados pontos.

PAR 20

As lâmpadas PAR 20 são utilizadas com muita frequência na iluminação de ambientes, já que seu design contempla superfícies refletoras que emitem focos de luz capaz de dimensionar o brilho emitido por elas de forma uniforme.

Esse tipo de lâmpada é ótimo também para áreas que precisam de focos de luz pontuais e para onde você deseja que seja transferido um ar de mais sofisticação, como vitrines ou mesmo quartos ou representações de salas.

PAR 30

Com o mesmo tipo de criação das lâmpadas de modelo PAR20, o que torna as PAR30 especiais em comparação à sua equivalente é a potência com que iluminam um ambiente.

Embora sua luz não seja tão forte quanto outros tipos de lâmpada, ela ilumina mais do que a PAR 20, sendo ideal para ambientes que necessitam de mais luz, com igual glamour e requinte.

Bulbo

As lâmpadas LED bulbo são perfeitas para os saudosistas, que gostariam de se lembrar de como era ter uma casa iluminada por uma lâmpada incandescente.

Mas, ao contrário daquela tecnologia, elas economizam energia, gastando muito menos do que suas concorrentes e duram muito mais, pois a tecnologia LED já foi pensada para ter alta durabilidade.

Além disso, ela oferece diferentes tonalidades de luz, inclusive a luz amarelada, tão característica das incandescentes que dominavam casas e escritórios há algum tempo.

Tubular

Pensada para ambientes amplos, a lâmpada LED tubular é perfeita para locais que precisam de uma grande quantidade de luz, como indústrias ou outros ambientes corporativos.

Muito parecidas com o modelo tradicional de lâmpadas tubulares, a que recebe a tecnologia LED não possui reator, consumindo menos energia. Além disso, ela não emite calor, não alterando assim a temperatura ambiente.

Além disso, esse tipo de lâmpada é muito silencioso, ao contrário das fluorescentes, bastante barulhentas, e tem menos risco de causar um curto circuito.

Como iluminam uma grande área por inteiro, essa lâmpada dá um grande conforto visual a quem passa por ali, reduzindo dores de cabeça ou queixas de esforços para enxergar palavras ou objetos.

Em formato de bolinha

A lâmpada de LED em formato de bolinha é perfeito para quem procura um item de qualidade e que dê uma boa iluminação no local que você deseja, como uma vitrine.

Seu colorido dá bastante alegria ao lugar, deixando-o descontraído e agradável ao olhar, permitindo que as pessoas aproveitem a experiência de estar no local onde você trabalha.

Além disso, seu uso e colocação são muito seguros, e ela tem ótima durabilidade, reduzindo o custo com a substituição de lâmpadas, para que tudo se torne mais eficiente.

Como Instalar Minhas Lâmpadas Novas

Agora que você já conhece cada uma delas, entende as particularidades das lâmpadas de LED e, finalmente, comprou o produto certo para o seu estoque, pode estar se perguntando: afinal, como eu instalo lâmpadas novas?

A tecnologia em LED é algo muito simples de instalar e é, em boa parte do processo, muito intuitiva. Por exemplo, quando se trata de lâmpadas bulbo e PAR (seja ela 20 ou 30), a instalação é feita de forma muito simples.

Basta que você desencaixe e rosqueie a lâmpada nova. Cuidado apenas para que elas não quebrem. Já no caso das lâmpadas tubulares com LED, é preciso retirar a lâmpada antiga com cuidado e o seu reator.

Na ligação por LED, a conexão é muito simples, e feita via fios. O fio positivo e o fio negativo devem ser conectados a uma das extremidades da lâmpada.

Agora, caso você não se sinta à vontade para fazer tais mudanças sozinho, ou sente medo de que possa sofrer um acidente elétrico, consulte um profissional.

Ele lhe ajudará não só a colocar essa lâmpada, como também lhe mostrará se aquela que está levando vai se adaptar bem ou não à sua empresa. Lembre-se que o consumidor é muito atento ao estado de conservação de sua loja.

Isso vale também para o tipo de lâmpada utilizado. Um produto cuja luminosidade fique aquém do esperado pode muito mais afastar clientes do que aproximá-los.

Por que preocupar a LED PLanet Para Escolher a Lâmpada LED Correta?

Porque Escolher a LED Planet?

Mesmo depois de ler todos esses pontos, algumas pessoas ainda podem se perguntar porque se preocupar com isso, afinal tudo parece muito igual.

Gostaríamos de dizer que nada em lâmpadas LED é igual, e a escolha do modelo, tipo e calor da luz são fundamentais para que você consiga o objetivo que tanto deseja.

Imagine, por exemplo, um restaurante ou bar com uma luz tão forte que cegue os frequentadores? Ninguém vai querer comer, todos vão sair de cena e deixar você com uma lâmpada que não se encaixa.

Por isso, procure sempre ficar de olho se aquela lâmpada se encaixa ou não com o que você deseja. Uma lâmpada errada pode não só passar a impressão de sua empresa é descuidada, como também pode comprometer os resultados financeiros.

Como a lâmpada LED brinca com os sentidos dos clientes de acordo com o tipo usado, errar o modelo e o tipo de cor pode dar um prejuízo muito grande, ao acabar com a vontade de comer de quem lida com restaurantes.

Perder alguns segundo do seu dia tentando entender a lâmpada que você gostou vai dar certo em sua loja é importante para que você não se arrependa dos prejuízos que está levando.

Lembre-se que todos os sentidos ajudam na hora da compra, não apenas o sentido financeiro. É preciso cativar o consumidor, e construindo o ambiente certo isso se torna muito fácil.

Agora, você leu tudo isso e ainda se sente inseguro? Fale com um especialista. Ele pode lhe ajudar a compreender tudo e ainda bolar a estratégia perfeita para iluminar seu comércio como você gosta, mesmo que para isso tenha que superar os teimosos ou negativistas.

Uma boa lâmpada conta muito mais que segredos, ela desvenda resultados e deixa tudo muito mais claro e colorido. Com o perdão da palavra, claro.

2019-01-30T20:17:53+00:00By |Sem categoria|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário