HOME
LED
PARA CASA
PARA EMPRESA
HISTÓRIA
REVENDA
CONTATO
PRODUTOS
BLOG
LOJA ONLINE
Botão para expandir menu
Logo LED Planet Mobile

03 jul 2014

Por

Nenhum Comentário

Lâmpadas de LED não danificam obras de arte

3 de julho de 2014 | Por | Nenhum Comentário

Iluminar peças de arte não se faz da mesma forma que ambientes residenciais ou comerciais. Obras de arte são objetos, em sua maioria bastante sensíveis, e devem ser tratadas com zelo e cuidados especiais. Toda peça de arte é confeccionada com materiais que são frágeis, delicados e a mistura luz + material na maioria das vezes acaba em resultados desagradáveis.

Deve-se tomar um certo cuidado com a iluminação utilizada,  pois a luz estraga sim  os materiais sobre os quais é lançada. Quem é dono de lojas sabe do que estamos falando, pois por diversas vezes peças em exposição na vitrine ficam “queimadas” depois de um certo tempo.

Não é nada difícil encontrarmos até mesmo dentro de casa, bancadas de madeira ou pedras também com essas marcas, perda de brilho, ressecamento enfim, vários eventos que nos indicam que algo não está bom ou funcionando direito.

Se esse tipo de dano acontece em materiais como madeiras e pedras, imagine então o que a luz não é capaz de fazer com estofados, cortinas e especialmente com os objetos de arte, com as tintas, pigmentos, tecidos…

O que a maioria das pessoas não sabem ou não levam em consideração é o fato de que as lâmpadas emitem uma alta carga de raios UV, especialmente os UVA. Estes raios são nocivos a qualquer material –  até mesmo a nós, por isso usamos bloqueadores no verão.

As obras de arte, por serem, na maioria das vezes, itens antigos e compostos por materiais frágeis, requerem uma iluminação que não danifique seu aspecto original e que não acabe arruinando sua perpetuação na história.

Na utilização da iluminação direcionada é comum vermos o uso de lâmpadas halógenas dicroicas, que possuem diversas restrições no que diz respeito ao resguardo das obras e ao consumo de energia.

Uma ótima opção para que estes efeitos sejam amenizados é a implantação de iluminação LED, principalmente no que diz respeito ao  resguardo das peças. O LED não emite raios UV e Infravermelho e tem baixa emissão de calor, o que ajuda a manter uma temperatura sadia sobre as peças e agradável a sensação do ambiente. Além disso, o LED se justifica na aplicação em museus pela versatilidade, pelas opções de temperatura de cor e variedade de cores, tornando-se um grande aliado para destacar a arquitetura do local.

Deixe um comentário

-

Ícone Localização Avenida 5A, Cidade nova
Rio Claro - SP - CEP 13506-795

Ícone Telefone (19) 3522 2020

lâmpada LED acesa
LED Planet Importadora e Comércio de Materiais Elétricos LTDA.
Todos os direitos reservados @ 2016
Share This