É fato de que, nos dias atuais, os gastos com iluminação em uma indústria podem ser os vilões e chegarem a ser os responsáveis por até 80% do total da conta de energia elétrica, por isso, cada vez mais, um bom projeto luminotécnico para uma escolha adequada de iluminação para os ambientes deve ser um bom aliado para as empresas, na redução de custos, sempre focando na maior eficiência e economia.

A Importância de um Bom Projeto de Iluminação Industrial de LED

A iluminação industrial de LED é garantia também de uma produção industrial sem interrupções e segura, já que diminui o tempo de paradas para manutenção, gerando também menos custo de pessoal, o que traz uma alta eficiência energética e com um baixíssimo consumo de energia elétrica. Alguns fabricantes de materiais de iluminação industrial de LED ainda garantem uma vida útil superior de seus produtos, o que gera também uma redução nos custos de operação e também do seu produto final.

Os LEDs, conhecidos como Diodo Emissor de Luz, são também chamados de revolucionários no campo de engenharia elétrica, pois são muito mais econômicas, sofisticadas e modernas. Além do baixo consumo, em média 3 wats, o LED tem a alta durabilidade e são de fácil instalação. Já na iluminação industrial de LED em áreas externas estes espaços ganham uma maior segurança, pois atuam diretamente no alcance de visão dos guardas noturnos e das câmeras de vigilância.

São diversas as vantagens que nos auxiliam na escolha da iluminação industrial de LED para este tipo de ambiente e que acaba nos trazendo este tipo de iluminação como a melhor opção, nos dias de hoje. Abaixo listamos algumas delas. Conheça:

Otimização

Otimização do Trabalho

Com a iluminação industrial de LED você também conseguirá aumentar a melhora das condições de trabalho no dia a dia de seus colaboradores, além de agora poder contar com a fidelização de seus clientes, já que terá um grande aumento na melhora da sua produção e dos seus custos. As áreas de trabalho de sua indústria também poderão contar um melhor planejamento, caso queira, no futuro, redefini-las e/ ou trocá-las de lugar.

Custos

Com as lâmpadas e luminárias LED é claro que você terá uma boa redução dos custos em sua conta de energia elétrica, além do corte de investimento com iluminação circular. Já o tempo de inatividade dos seus funcionários poderá ser reduzido e a partir de então contar com um planejamento para manutenção ou interrupções de áreas, gerando menos desperdício de tempo e despesas extras em sua empresa.

Menos Custos

As lâmpadas LED para a iluminação industrial também contam com um tempo de vida útil muito maior do que outros tipos de produtos, chamados de convencionais, com isso, você terá novos equipamentos por muitos anos e com a vantagem de ter pouquíssima depreciação.

Veja Também:  Lâmpada LED tubular: Tudo o Que Sua Empresa Precisa

Outro benefício é que com este tipo de produto o retrofit fica muito mais simples e fácil, apesar de estarmos falando de grandes estruturas de iluminação em uma indústria.

Segurança

Com a iluminação industrial de LED você passará a respeitar as normas de segurança, tanto internacionais, quanto nacionais, além de conseguir criar um ambiente de trabalho que seja muito seguro e ter uma área de trabalho para os seus colaborares de forma muito bem iluminada, proporcionando menos estresse e mais conforto e bem-estar ao dia a dia e rotina de trabalho.

É com a iluminação industrial de LED que você conseguirá diminuir o número de acidentes nas áreas de trabalho, já que ela contribui muito para as tarefas visuais em todo o processo de produção.

Os LED’s também colaboram para diminuir o superaquecimento das lâmpadas e luminárias, reduzindo o risco de incêndios.

Ele também traz a luz fria, o que dá maior conforto no ambiente de trabalho, principalmente onde o teto é baixo, isso também auxilia na diminuição dos custos que a refrigeração dos espaços.

A iluminação branca com LED também colabora para reduzir a fadiga e fazer que os colaboradores fiquem mais alertas quanto ao trabalho. Alguns estudos mostram que a velocidade e a detecção da reação das pessoas ficam muito maior, mais rápida e melhor com a iluminação industrial de LED, o que colabora para evitar acidentes de trabalho, gerando menos custo de pessoal para a empresa.

Pensando no Meio Ambiente

A quantidade de resíduos e erros também serão reduzidos com um bom projeto de iluminação industrial, minimizando o impacto com o meio ambiente e até reduzido o carbono, com a diminuição do consumo de energia elétrica. As regras ambientais também passarão a ser respeitadas tanto internacionalmente quanto nacionalmente.

A iluminação de LED, além de deixar os ambientes muito mais bonitos também tem a vantagem de não emitir raios infravermelhos ou ultravioletas.

De Volta ao Trabalho

Caso o sistema elétrico e de iluminação da indústria tenha uma queda geral ou até mesmo de forma em um espaço de trabalho, com a instalação da iluminação LED a retomada das luzes total acontece em poucos segundos, em contrapartida com os outros sistemas tradicionais que chegam a levar muitos minutos, podendo até causar alguma queima de lâmpadas e perda de equipamentos.

Eficiência Energética

Com esse tipo de iluminação inovadora você terá uma ótima relação de quantidade de lumens por watts, o que gera grande impacto no total da conta de energia elétrica e na eficiência energética.

É incomparável a eficiência da lâmpada LED com as tradicionais, de outras tecnologias, já, que se acredita que em alguns projetos pode-se economizar até 90% com iluminação, com a LED.

Um dos benefícios do LED é que se pode trabalhar com dimers, sendo que as luzes serão somente acesas quando houver alguém no ambiente, além da contribuição da iluminação natural no ambiente e diminuição automática das potências das luminárias conforme a necessidade de iluminação.

Ao combinar o sistema de iluminação industrial de LED com a iluminação natural, estamos, na verdade, unindo o útil ao agradável, já que sabemos que toda iluminação natural requer um complemento da artificial. O sistema mais indicado para fazer essa parceria, com certeza, é o de iluminação industrial de LED, que consegue se harmonizar de forma perfeita com a iluminação natural.

Veja Também:  Refletores com Potência Real

Alguns sistemas ainda contam com controles remotos ou sensores chamados de multifuncionais, o que é muito prático e eficiente na econômica de energia.

Vida Útil da Iluminação Industrial de LED

Vida Útil Maior

Acredita-se que o tempo de vida útil dos equipamentos de iluminação de LED industrial chega a 10 anos, isto é, 70 mil horas, sem precisar fazer a troca de lâmpadas, luminárias ou equipamentos. Isso quer dizer que por um longo tempo você não precisará de manutenção em sua empresa, já que a iluminação tradicional chega a pedir uma troca todos os anos.

Como Realizar Um Retrofit Bem Sucedido na Sua Empresa

É preciso seguir alguns passos para que se consiga ter um projeto de iluminação industrial de LED de forma funcional e bem-sucedida. Conheça abaixo algumas delas e quais são os pontos principais no quais você precisa ficar atento:

Foco no Projeto Elétrico

Foco no Projeto Elétrico

Para que você obtenha sucesso tanto no presente quanto no futuro a primeira dica é pensar no projeto elétrico, em geral. Ele deverá contar com um bom profissional especializado em iluminação industrial, que pensará em uma estrutura elétrica que traga iluminação tanto econômica, quanto eficiente, mas que, ao mesmo tempo, seja ideal para o seu tipo de negócio, já que quem trabalha com automóveis tem necessidades diferentes do que quem fabrica alimentos. Fazendo um bom projeto elétrico de iluminação industrial com LED você evitará tantos problemas, quanto custos em reformas no futuro, tendo mais qualidade e segurança, além de conforto visual para todos os seus colaboradores.

Cada Ambiente tem sua Necessidade em Especial

Nesta fase do projeto de Iluminação você deverá pensar em cada área de trabalho e qual a finalidade de cada uma, pensando no seu objetivo e utilização, em particular. Pense em quais lugares precisam de menos ou mais luminosidade ou até mesmo quais campos de obstruções podem atrapalhar no processo de produção. Todas as áreas devem ter uma atenção especial, até mesmo as que tem pouco acesso, circulação ou frequência. Foque em quais locais devem ser iluminados mais e menos, como, por exemplo, máquinas, teto, piso, equipamentos, entre outros. Só assim você conseguirá pensar na escolha das luminárias, lâmpadas, nos seus tipos e onde devem ser colocadas.

Iluminação de Emergência

A iluminação de emergência deve ser colocada em espaços amplos, de forma obrigatória, já que tem um grande número de pessoas circulando e a queda de energia pode causar acidente ou até mesmo pânico entre os seus funcionários. Você fazer a escolha da iluminação de emergência de acordo com as medidas do espaço e a potência, para ser iluminado.

Qualidade das Lâmpadas e Luminárias

Depois de fazer uma lista de quais materiais tanto de iluminação e quais os elétricos você precisará, você deverá pensar na compra de produtos que sejam de confiança e, acima de tudo, sejam de alta qualidade. Essa não é a hora de pensar em economia e em comprar produtos muito baratos, já que você terá redução dos custos nos próximos meses, com as contas de energia. A compra de materiais que não sejam de alta qualidade pode gerar outros custos, inesperados e altos.

Na hora de comprar é preciso ainda analisar quais são as características de cada produto, qual é a garantia que o fabricante oferece, qual é o tempo de garantia, a durabilidade do equipamento e até qual assistência técnica é oferecida após o pós-vendas e instalação. Todos estes detalhes são de suma importância para a aquisição correta dos equipamentos e de um bom projeto, com qualidade, de Iluminação Industrial de LED.

Normas de Meio Ambiente e Qualidade

Todos os produtos que você irá comprar devem seguir tanto as exigências, regras e normas de meio ambiente e qualidade que dirigem estes produtos de iluminação industrial de LED. Isso evita que você tenha problemas futuros com a legislação vigente.

Veja Também:  Empresas de Materiais Elétricos Ganham Espaço Vendendo LED

Mas, afinal, o que Diz as Normas?

Em um projeto de iluminação, a iluminância é representada pela lux que nada mais é o cálculo do quanto de iluminação existe sobre determinado lugar ou superfície. Um lúmen corresponde a um lux por metro quadrado.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) (NBR ISSO 8995-1) cada tipo de ambiente deve ter uma determinada quantidade de lux, isto é, a iluminância que seja ideal para o espaço.

Por exemplo, em um local não contínuo, é preciso que fique por volta de 100 lux. Já lugares de utilização contínua é preciso que esteja acima de 200 lux.

Também deve-se focar no tipo de trabalho que será realizado em cada ambiente, já que os brutos pedem de 200 a 300 lux, e os médios de 500 lux. Mas, quando os colaboradores precisam de uma conferência do material ou mesmo quando é realizada uma inspeção do que é produzido, o nível deve ser acima de 1000 lux.

Para se ter uma ideia da eficiência da iluminação industrial de LED, em alguns locais que se utiliza uma lâmpada de vapor metálico de 400W pode-se substituir por uma de 150W de led.

Em um espaço industrial, acredita-se que ao ser comparada com as lâmpadas tradicionais, a iluminação de LED chega a ser até 4 vezes mais eficiente.

Modernidade

Já comentamos aqui neste artigo que um sistema de iluminação industrial de LED conta com níveis tanto de corrente quanto de tensão bem menores do que uma convencional. O que facilita na comunicação de sinais sem fio ou com obstáculos. Os outros tipos de sistemas podem gerar tanto umidade quanto temperatura, o que acaba atrapalhando.

O sistema de iluminação industrial de LED não deve ser somente pensado por conta da eficiência na economia de energia, como também na automação industrial, quando chega a facilitar a transmissão de dados em vários sentidos, bem como na flexibilização na comunicação.

O que você achou sobre o nosso artigo sobre iluminação industrial de LED? Gostou de ficar por dentro e saber todas as novidades do setor? Então aproveite curta e comente o nosso post.