Início » Energia Passa a Ser 2ª Maior Despesa de Supermercados

Energia Passa a Ser 2ª Maior Despesa de Supermercados

São Paulo – Os supermercados brasileiros estão adotando ou acelerando projetos de eficiência energética após os aumentos das contas de eletricidade desde o fim do ano passado, que já afetaram os resultados do primeiro trimestre.

Estimativas de associações do setor indicam que os custos com energia elétrica passaram a ser a segunda maior despesa em algumas redes supermercadistas, superando aluguel e só atrás da folha de pagamento.

As empresas não detalham nos balanços os custos com energia, mas no Grupo Pão de Açúcar, maior do país, a despesa com vendas, gerais e administrativas, que inclui eletricidade, subiu 16,8 por cento no primeiro trimestre na comparação anual.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), a conta de energia elétrica das redes subiu até 40 por cento desde o fim de ano passado.

“Como essa despesa chega a representar 1 por cento do faturamento do supermercado, um aumento de até 40 por cento tem impacto de 0,4 por cento”, disse o presidente da SBCV, Eduardo Terra. “Isso é monstruoso”, completou.

Diante desse cenário, o GPA criou um grupo de trabalho para cuidar do tema nas lojas Extra e Pão de Açúcar. Algumas iniciativas já adotadas incluem o uso de lâmpadas LED, o fechamento de balcões de refrigeração para evitar que o frio se dissipe no ambiente e a automação da refrigeração e do ar condicionado.

A expectativa é que os projetos reduzam em até 25 por cento o consumo de energia nos hipermercados do grupo nos próximos trimestres.

WALMART

O Walmart vem acelerando os projetos de eficiência energética desde 2013, com a instalação sistemas de ar-condicionado mais eficientes, troca de iluminação por lâmpadas LED e instalação de portas nos balcões de refrigeração.

Além de prosseguir com esse trabalho, o Walmart estuda instalar painéis solares em algumas lojas.

Em 2014, a adoção de medidas visando reduzir o consumo energético pela refrigeração, que representa até 40 por cento dos gastos com energia, resultou em redução média de 9,64 por cento no consumo desse sistema, segundo o Walmart.

E a economia com iluminação foi de cerca de 27 por cento com as lâmpadas LED.

“Com ambas as iniciativas, a empresa conseguiu atingir uma redução de consumo de 18 por cento” no ano passado, completou a rede varejista.

Fonte: Abril

2018-07-09T13:59:28+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário

Linha LED Tubular - ÓTIMOS PREÇOS!

Lâmpada LED Tubular T8 - LED Planet
Confira nossa linha de LED Tubular para Venda no Atacado e Varejo. Peça já um orçamento!
CLIQUE AQUI
Os melhores preços do mercado é AQUI!
close-link
Click Me