Quem vive nas grandes cidades sabe que, principalmente nos períodos de fortes chuvas, é comum ocorrerem faltas de energia que podem durar de algumas horas a até dias, de acordo com o dano causado na rede elétrica.

Quando isso acontece, os transtornos são enormes. Desde não conseguir realizar tarefas domésticas depois do anoitecer a até perder comida armazenada em freezers e refrigeradores.

Agora, se enfrentar esse tipo de situação apenas algumas poucas vezes ao ano é bastante estressante, imagine viver nesta situação? Morar em uma região onde não há fornecimento de luz elétrica? Onde, para iluminar um cômodo é preciso recorrer a velas ou lanternas?

Parece uma cena sem saída de qualquer filme ou novela de época, certo? Infelizmente não. Em meio a toda a tecnologia a que temos acesso, e em pleno século 21, muitos brasileiros ainda não tem direito à energia elétrica em suas casas.

Para amenizar o drama destas pessoas e dar mais dignidade e segurança ao seu dia a dia, foi criado o programa Litro de Luz, iniciativa da organização internacional de mesmo nome e que, desde 2011, busca melhorar a qualidade de vida de pessoas que não tem uma lâmpada em suas casas.

Uma Ação Que Ilumina o Mundo

A LED Planet investe em novos projetos sociais que mudam a vida todos. E para contribuirmos com um mundo melhor, criamos uma parceria com o Litro de Luz, onde buscamos aumentar a qualidade de vida através da iluminação em LED.

Uma Ação Que Ilumina o Mundo

O Que É o Litro de Luz?

Atuando no Brasil desde 2014, a Litro de Luz nasceu de uma pesquisa de um brasileiro, Alfredo Moser, que desenvolveu um sistema simples, porém muito eficaz para iluminar dentro do interior de casas de pessoas que não tinham qualquer ponto de energia elétrica em suas residências.

Em suas pesquisas, Moser descobriu que, utilizando garrafas pet abastecidas com água e alvejante era possível iluminar residências, trazendo mais dignidade e segurança para a vida destas pessoas.

O que é o Litro de Luz?

Afinal, como sabemos, a falta de energia também é motivo de medo, já que a criminalidade tende a aumentar em ambientes pouco iluminados.

Desde 2011, quando o movimento Litro de Luz nasceu, nas Filipinas, milhares de pessoas já foram contempladas com essa tecnologia, que hoje em dia utiliza outras fontes de iluminação sustentáveis, como lâmpadas LED e painéis solares.

Presentes em mais de 15 países, o braço brasileiro da Litro de Luz já mudou a vida de mais de 10 mil pessoas. Só no ano passado, as ações da instituição iluminaram as casas de mais de seis mil pessoas em todo o país.

Soluções

Para garantir mais qualidade de vida e permitir o desenvolvimento econômico das regiões mais desfavorecidas do Brasil, a Litro de Luz tem investido fortemente na instalação de soluções em iluminação.

Soluções

Em 2018, foram instaladas em comunidades distribuídas em todo o Brasil cerca de 1050 soluções. Essas tecnologias somaram-se às mais de 800 que vem sendo instaladas desde 2014, quando a organização iniciou suas atividades em nosso país.

Nestes locais, a Litro de Luz atua de formas diferentes, instalando soluções que melhor se adaptem à região. Por exemplo, para os locais públicos, como ruas ou praças, são instalados postes solares. Já para as comunidades mais isoladas, a opção é pelo lampião solar, que pode ser facilmente transportado entre os deslocamentos.

Comunidades Atendidas

Comunidades Atendidas

A importância e o alcance do trabalho que a instituição tem feito desde o início de sua atuação, em meados de 2014, pode ser medida pelo número de comunidades atendidas: 75, apenas em 2018.

No ano passado, a Litro de Luz atendeu comunidades isoladas nas regiões da Amazônia, do médio Juruá, no Sertão da Bahia e os quilombolas que habitam a região de Goiás.

Além disso, a organização aumentou sua atuação em importantes estados da federação, como Amazonas, Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Isso comprova que, apesar de se tratar de estados com alta arrecadação e porções muito ricas, existem locais esquecidos pelos governantes, que tem pouquíssima infraestrutura e não tem à disposição a energia elétrica, algo essencial para a vida moderna.

Contribuição de Embaixadores

Para ampliar ainda mais o alcance da iniciativa promovida pela Litro de Luz, e sobretudo para garantir o bom funcionamento de todas as soluções instaladas, a organização conta com o trabalho voluntário de embaixadores.

Contribuição de Embaixadores

Membros da comunidade, os embaixadores são pessoas engajadas na manutenção das conquistas e treinadas pela organização para que possam verificar constantemente o bom funcionamento das tecnologias instaladas nas localidades.

Além de funcionar como uma ponte entre os voluntários que atuam na Litro de Luz e as comunidades que receberão a visita da organização, os embaixadores fazem a manutenção dos postes e lampiões solares.

Para isso, essas pessoas são treinadas por técnicos especializados da organização, que ensinam não apenas como consertar pequenos defeitos no uso desses produtos, como também a se proteger para que não ocorram acidentes.

A força desses embaixadores é tamanha que, apenas em 2018, foi registrado o ingresso de 69 novos embaixadores, que vem contribuir para o bom desenvolvimento dos serviços prestados pela organização.

Novas Tecnologias

A Litro de Luz é uma organização filantrópica que vem constantemente aperfeiçoando seu trabalho e suas tecnologias, para que as pessoas atendidas por ela não fiquem paradas na história.

Novas Tecnologias

Por isso, nossos voluntários trabalham constantemente em inovações, que tornarão a tecnologia de iluminação utilizada pela organização mais robusta e menos vulnerável, alcançando uma estabilidade próxima à da luz elétrica convencional.

Além disso, os profissionais que prestam serviço gratuitamente à organização vem também fazendo diversas pesquisas para que possa ser introduzida, futuramente, a iluminação em interiores, permitindo que essas famílias tenham uma vida normal, como a daquelas que vivem em locais com acesso à energia elétrica.

Segurança

A organização investe, ainda, no desenvolvimento de práticas e regras que tenham por objetivo garantir a segurança das pessoas que lidam com eletricidade.

Segurança

Para alcançar essa finalidade, foi desenvolvido um manual, que já é entregue a todos aqueles envolvidos na instalação dos pontos de luz.

No documento, constam práticas seguras para o desenvolvimento das soluções de iluminação, quais os procedimentos corretos a ser utilizados durante a instalação e como agir durante as visitas às comunidades, para que os técnicos sejam bem recebidos e possam executar seu trabalho.

A Litro de Luz vem exercendo uma função muito importante, que é a de dar dignidade à famílias que, antes, não possuíam o básico. Se você se identifica com essa missão, fale conosco. Você poderá agregar muito ao movimento.