O LED tem tomado um espaço bastante significativo no mercado e já é realidade para muitas empresas e residências, porém, por ser uma tecnologia nova, é comum encontrar milhares de modelos e marcas novas que comercializam o produto sem qualquer certificação e de qualidade duvidosa.

Com o propósito de assegurar a qualidade dos produtos no mercado, o INMETRO, órgão regulamentador brasileiro, criou as portarias que instauram a certificação de lâmpadas de LED no mercado, exigindo padrões mínimos de qualidade, garantindo a comercialização de produtos com vida útil e desempenho apropriados.

A certificação é obrigatória principalmente para lâmpadas Bulbo LED, como descrito pelas portarias, que também definem as datas limites para que ocorra essa certificação. A primeira data limite ocorreu em 17 de julho de 2017, na qual foi proibido o comércio de lâmpadas LED sem certificação por atacados e grandes varejistas.

Agora é a vez dos pequenos varejistas que, a partir de amanhã (17/01/2018), não poderão mais comercializar as lâmpadas que não foram certificadas, correndo o risco de serem autuados por fiscalização caso não cumpram a determinação.

Fique atento!

É bastante simples identificar uma lâmpada certificada. Ela deve conter o selo de certificação do INMETRO em sua embalagem com todas as informações preenchidas, disponibilizar claramente um contato para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e trazer as informações do fabricante ou importador/distribuidor do produto.

As embalagens ainda devem trazer informações do fluxo luminoso, temperatura de cor, voltagem do produto, durabilidade em horas e equivalência a outras lâmpadas (geralmente fluorescente e incandescentes). Essas informações ajudam o consumidor a se orientar na hora da compra, podendo comparar os modelos e marcas das lâmpadas e ter a certeza de que está adquirindo um produto de qualidade

Outra maneira de consultar a certificação de um fornecedor é buscar pelo produto ou nome da empresa no site do INMETRO que disponibiliza as certificações publicamente. Por esse portal, você tem acesso a quais produtos estão realmente certificados e qual a situação desse certificado, se tornando uma ferramenta ideal para a aquisição de lâmpadas pela internet ou telefone.

Conheça mais o portal do INMETRO através do site: www.inmetro.gov.br