O projeto de iluminação é um ponto muito importante em um estabelecimento comercial, e nos supermercados isso não poderia ser diferente.
Parte fundamental do empreendimento, a iluminação tem um papel importante tanto na conservação dos produtos vendidos, como no conforto visual de quem circula por esse ambiente.
Além disso, ela pode influenciar diretamente no custo de manutenção dos supermercados, sobretudo os menores, onde cada aumento pode desequilibrar o orçamento da empresa.
Uma solução inteligente nestes projetos é o uso da iluminação LED para supermercados. No entanto, apesar do sucesso dessa iniciativa, alguns empresários ainda sentem algum receio em mudar todo o seu projeto de iluminação, com dúvidas sobre o custo e o resultado.
Para mostrar que a adoção da iluminação de LED para supermercado é uma medida que aumenta a lucratividade dos empreendimentos e contribui para a preservação do meio ambiente, montamos um texto completo onde mostraremos as vantagens do uso dessa tecnologia.
Redução de custos com manutenção
A troca de lâmpadas e outros equipamentos elétricos é um fator que pode ampliar os gastos com a infraestrutura de um supermercado, já que é necessário realizar essa substituição constantemente quando se utilizam outros tipos de lâmpadas, como as fluorescentes.
Nesse tipo de estrutura é comum a necessidade de substituição de reatores, equipamentos necessários para que as lâmpadas de fato funcionem, outro custo que encarece essa manutenção.
Agora, quando o estabelecimento adota um sistema de iluminação de LED, esse custo é reduzido consideravelmente, já que a frequência da manutenção periódica é reduzida, e a necessidade da aquisição de novos reatores é eliminada por completo.
A iluminação de LED reduz, também, o custo com descarte especial das lâmpadas, já que essa nova tecnologia não contém metais pesados ou elementos químicos que contaminam o meio ambiente sendo, portanto, mais facilmente descartáveis em pontos de coletiva seletiva ou locais que recebem esses produtos.
Economia na conta de energia elétrica
Adotar uma iluminação de LED em supermercados traz, também, uma grande economia no valor pago pelo serviço de energia elétrica utilizado nestes estabelecimentos.
Para que se tenha uma ideia do potencial de economia que a modernização do sistema de iluminação de um supermercado pode trazer, em comparação a uma lâmpada fluorescente, o sistema de LED reduz entre 50% e 80% a energia necessária para iluminar todo o local, incluindo as áreas administrativas.
Na comparação entre a durabilidade dos produtos, as lâmpadas de LED têm um resultado muito expressivo, de cerca de 50 mil horas. Para um estabelecimento que funcione 24 horas por dia, esse sistema permite uma autonomia de cinco anos e meio sem a necessidade de substituição das lâmpadas.
Com a maior durabilidade do sistema de iluminação, outras áreas do supermercado terão sua eficiência e lucratividade aumentados, conforme mostraremos a seguir.
Maior conservação dos alimentos
O uso de iluminação de LED em supermercados traz vantagens não só para a conta de energia destes lugares. Seu ganho vai muito além disso, e influencia também a qualidade dos alimentos vendidos nestes locais.
Para os produtos frescos, aliás, o uso de fontes fluorescentes, como as iluminações tradicionais, é extremamente danoso, já que a luz ultravioleta emitida por essas fontes de iluminação pode prejudicar a qualidade e a aparência de frutas, verduras e legumes.
Em supermercados, produtos alimentícios com baixa qualidade podem impactar as vendas, já que os consumidores podem deixar de consumir sua mercadoria, gerando prejuízos para o caixa da empresa.
Agora, quando a iluminação do supermercado é trocada por um sistema em LED, a qualidade dos alimentos vendidos no supermercado aumenta consideravelmente, já que essa fonte de iluminação realça a textura e a aparência original dos alimentos frescos, além de aumentar sua durabilidade, o que se converte em mais vendas e menos desperdício.
O uso de lâmpadas tubulares nos corredores e baias onde os alimentos in natura estão expostos é positivo também para garantir a qualidade dos produtos, já que ela afasta moscas e insetos.
Essa qualidade da iluminação de LED garante que os supermercados possam reforçar suas medidas de higiene, garantindo que todos os alimentos comercializados ali estão respeitando todas as regras estabelecidas pela vigilância sanitária, sem prejuízo à saúde dos consumidores, que voltarão outras vezes para consumir os produtos que a loja está vendendo.
Maior conforto
O uso da iluminação de LED nos supermercados traz maior conforto não apenas para os clientes, como também para os funcionários que trabalham nos departamentos administrativos destas empresas.
Como passam longas horas nestes locais, uma iluminação deficiente, como a fluorescente, pode prejudicar a sensação de bem-estar, já que aquece demais o ambiente e não ilumina de forma adequada.
Porém, o uso de estruturas como painéis nas áreas privadas do supermercado dá esse conforto que os funcionários precisam, pois o LED provém a iluminação adequada, sem aquecer demais os ambientes.
A luz emanada por uma lâmpada de LED ilumina, e não aquece, e esse fator é muito importante para os funcionários que trabalham em locais pequenos e abarrotados de caixas ou documentos, ou mesmo para outras estruturas, como centrais de armazenamento e frigoríficos, onde a temperatura precisa estar regulada para não comprometer a durabilidade dos alimentos.
Melhoria na experiência do consumidor
Para um supermercado, que depende do interesse do consumidor em adquirir as mercadorias que estão sendo vendidas, o projeto de iluminação influencia fortemente nos resultados obtidos, para o bem ou para o mal.
Por isso, montar um bom projeto de iluminação é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e, por consequência, aumentar os lucros obtidos com as vendas.
Nesse momento, é fundamental escolher as lâmpadas de LED corretas, garantindo assim que seus clientes permaneçam mais tempo no supermercado e tenham vontade de voltar.
Aqui, é importante também ficar atento não só ao melhor modelo de lâmpadas LED que podem ser usadas nos supermercados, como também na temperatura de cor, para que as emoções certas sejam despertadas nos clientes, garantindo que eles estejam sempre confortáveis em seu estabelecimento.
Nas áreas onde há grande circulação de pessoas, como as gôndolas e os corredores, o mais recomendável é que sejam colocadas lâmpadas de LED de cor branca, tanto nas gôndolas como nos corredores.
Neutra, essa tonalidade não interfere na cor natural dos alimentos e dos outros produtos expostos nos corredores, permitindo que os consumidores avaliem todas as características de tudo o que está sendo exposto e vendido ali.
Além disso, é importante também direcionar a iluminação de acordo com os produtos que o supermercado está vendendo. Iluminar mais um corredor ou uma determinada mercadoria que esteja em promoção direciona a atenção dos compradores e aumenta suas chances de venda e de retorno destas pessoas.
As lâmpadas de LED são beneficiais aqui, pois não aquecem excessivamente um ambiente e não cansam a visão, permitindo aos consumidores passar longos períodos nos supermercados sem sofrer com desconforto visual.
Alternar várias formas de iluminação
Em um supermercado cujo projeto de iluminação foi feito com lâmpadas de LED, há a possibilidade de alternar várias formas de iluminação, criando diversos efeitos e despertando sensações nos clientes que podem convergir para muitas compras e retornos ao estabelecimento.
É possível utilizar a iluminação direta em alguns espaços do supermercado. Construída quando a lâmpada LED é colocada no centro do teto, todo o perímetro é iluminado igualmente, dando maior sensação de conforto aos visitantes.
No mesmo espaço é possível instalar, também, pontos de iluminação indireta. Neste caso, são utilizados pontos para rebater a luminosidade, como paredes de gesso.
Com a luz refletindo em superfícies brancas, cria-se um ambiente decorativo, que pode atrair a atenção dos passantes para um determinado produto ou setor, ampliando as chances de resultados positivos nas vendas.
Iluminações diferentes para cada setor
As lâmpadas de LED são perfeitas para que você use e abuse da criatividade e inove na criação de um bom projeto de iluminação para os supermercados.
Uma boa estratégia é escolher luzes diferentes para cada setor, despertando ainda mais a curiosidade dos consumidores. Uma proposta interessante é a criação de sessões coloridas, que destaquem as prateleiras e levem os consumidores para os pontos que você deseja.
Com o direcionamento certo é possível ampliar as vendas em uma determinada sessão ou em apenas um único produto, aumentando os resultados do supermercado e garantindo a fidelidade daqueles consumidores, que sempre voltarão ao seu estabelecimento, graças à qualidade dos produtos e ao ambiente acolhedor.
Destacar pontos estratégicos
A colocação de uma iluminação de LED em supermercados permite também destacar pontos estratégicos nestes estabelecimentos. Um deles é o corredor.
Neste ponto, o jogo de luz entre o piso dos supermercados, em geral claros, e o ponto luminoso, desperta a sensação de que o espaço é muito maior do que realmente é.
Essa sensação desperta a vontade de que os consumidores permaneçam mais tempo no supermercado, já que há muito o que explorar. E, como sabemos, quanto mais alguém explora em um supermercado, mais chances têm de fazer compras.
O sistema de iluminação de LED permite destacar, também, outras seções para as quais se deseja ampliar as vendas, como o açougue, o hortifruti ou a padaria, em determinados dias ou horários.
Aqui, é preciso escolher as lâmpadas certas para iluminar, com destaque, produtos como carnes, vegetais ou os pães e bolos vendidos nestas áreas. Assim, o consumidor saberá que é ali que deve ir para fazer bons negócios.
Organização de produtos nas gôndolas
Uma vantagem bastante benéfica tanto para o consumidor como o supermercado do uso de lâmpadas de LED em seu projeto de iluminação é a organização dos produtos nas gôndolas.
Uma boa iluminação nestes espaços aumenta a necessidade de que tudo esteja bem organizado, mas também facilita aos consumidores na hora de procurar uma determinada mercadoria ou comparar preços de diferentes itens expostos ali.
O uso de lâmpadas LED se converte, também, em mais vendas, já que quando a gôndola está organizada, o consumidor encontra o procura e faz mais compras, aumentando os resultados positivos.
Agora, para quem não tem esse tipo de preocupação, a desorganização de uma gôndola ou a iluminação deficiente pode se traduzir em graves perdas financeiras para um supermercado.
Aumento na sensação de segurança
Um ambiente iluminado, quase que automaticamente, passa a sensação, aos visitantes, de que se trata de um ambiente seguro. Em um supermercado isso não é diferente.
Tanto que nos sentimos seguros quando estamos em locais assim por estar sempre iluminado. As lâmpadas de LED dão essa sensação porque são mais potentes do que as tradicionais lâmpadas fluorescentes.
Além disso, os espaços bem iluminados dos supermercados facilitam também o monitoramento dos sistemas de segurança, permitindo assim que as câmeras cubram todo o perímetro, minimizando as chances de que ocorram incidentes como furtos ou roubos, tanto de mercadorias como as clientes e também aos funcionários do estabelecimento.
Como se sabe, um ambiente mais seguro atrai mais pessoas, aumentando assim os resultados do negócio e ampliando o sucesso da iniciativa nas redondezas.
Retorno rápido do investimento
Uma desculpa muito comum para quem ainda reluta em substituir seu projeto de iluminação tradicional por lâmpadas de LED é o custo da aquisição desses produtos, ligeiramente maior do que das lâmpadas tradicionais.
Embora, de fato, as lâmpadas LED tenham um valor um pouco maior do que as tradicionais, esse custo é recuperado rapidamente quando pensamos em todos os benefícios que o uso dessa tecnologia traz para o seu negócio.
Como tem alta durabilidade, as lâmpadas de LED demandam pouca manutenção, reduzindo a necessidade de trocas por queima ou mal funcionamento.
Por se tratar de um produto altamente tecnológico, sua instalação é bem mais simples do que das tradicionais lâmpadas fluorescentes, e são muito mais seguras, reduzindo as chances de acidentes no momento da instalação e substituição.
Com todos os seus benefícios, o investimento necessário para a mudança do seu sistema de iluminação pode ser recuperado a curto ou médio prazo, com consumidores mais felizes, maior conforto e vendas crescentes.
Quer aumentar as vendas de seu supermercado? Que tal aderir às lâmpadas de LED em seu sistema de iluminação? Esse segmento disponibiliza diversos modelos, que se encaixam aos variados locais do supermercado, trazendo mais conforto e resultados cada vez mais positivos.