Como Aplicar Refletor de LED em Campos ou Quadras de Futebol

O brasileiro adora futebol. O esporte faz parte de nossa história e está praticamente fincado em nosso DNA. Por isso, toda criança, quando nasce, já tem uma bola ao seu lado.

Para nós, brasileiros, o futebol não é apenas brincadeira de criança. É algo sério, que pode ser bastante rentável para muitas empresas que se dedicam à construção de campos de futebol, sejam do modo society ou de grama.

Por isso, é importante montar uma boa estrutura. E a iluminação ocupa um papel de extremo destaque. Como muitas partidas costumam ser disputadas à noite ou ao entardecer, quando já não há mais luz natural, é fundamental acertar na aplicação do refletor de LED em campos de futebol.

Para ajudar, preparamos um texto completo, com dicas que vão lhe ajudar a acertar na hora da aplicação do refletor de LED em campos de futebol.

Como Escolher a Iluminação Correta?

Como Escolher a Iluminação Correta?

Em um campo de futebol, seja ele de um prédio ou em um espaço pensado apenas para locação desses espaços, a iluminação é muito importante.

Por isso, é importante escolher lâmpadas que propiciem uma iluminação homogênea, que alcance todos os pontos do campo, não deixe pontos de sombras ou que ofusque a visão.

Pensando nisso, um bom exemplo de lâmpada que pode ser aplicado em campos de futebol é o refletor High Bay LED Premium IP 65.

Criado para esses ambientes, que precisam de luz por várias horas, esse tipo de lâmpada tem alta durabilidade, eliminando assim a necessidade de reposição por um longo período.

Respeito às Normas Técnicas de Iluminação

Embora se trate de um local para diversões descompromissadas, como aquele futebol de fim de tarde com os amigos ou os colegas de condomínio, um campo de futebol, amador ou profissional, precisa respeitar as normas técnicas de iluminação.

Desenvolvidas para todos os espaços públicos, no caso destes locais, essas normas tem por objetivo evitar que os praticantes de esporte sofram com a fadiga visual ou mesmo aconteçam acidentes em pontos não iluminados e que possam ter buracos ou desníveis invisíveis sem a iluminação correta.

Desta forma, uma boa escolha é o refletor High Bay LED Premium IP 67. Com alta durabilidade, ele foi construído com sistemas que permitem a iluminação por igual de todos os ambientes de forma homogênea.

Isso significa que, ao utilizar esse refletor em um determinado campo de futebol, a iluminação no espaço será distribuída de forma ampla, deixando todos os pontos iluminados, garantindo segurança aos jogadores e permitindo que a partida ocorra sem grandes percalços.

Veja Também:  LED Tubular Não Gerou Economia. Por quê?

Cobertura de Todos os Pontos, Tanto do Gramado Quanto das Arquibancadas

Cobertura de Todos os Pontos, Tanto do Gramado Quanto das Arquibancadas

Uma lâmpada como a High Bay LED Premium é eficiente na iluminação de um amplo espaço, como um campo de futebol. No entanto, para que essa cobertura seja ainda mais eficaz, é importante que as lâmpadas sejam aplicadas de forma a usar a seu favor a geometria da área.

Por exemplo, ao aplicar um refletor de LED que cubra as laterais, o melhor a fazer é colocar as luminárias em uma linha que forme um ângulo de 25 graus acima do horizonte. Desta forma, a iluminação não atrapalhará a visão dos jogadores em campo e muito menos daqueles que estiverem assistindo a partida.

A área que fica atrás do gol também requer cuidados, para não obstruir a visão em campo. Nesta área, é importante evitar equipamentos dentro de vinte graus, assim todos poderão ver o campo como um todo.

Para evitar sombras que possam interferir em eventuais transmissões, como os streamings feitos em redes sociais, é importante colocar refletores de LED nas regiões ao redor do campo, evitando as sombras e garantindo a uniformidade tanto do campo como de todos que estejam bem iluminados.

Evasão de Luminosidade Externa

A aplicação do refletor de LED precisa considerar, também, a luminosidade que acaba indo para outros pontos que não sejam o campo, propriamente dito.

Em locais como campos para locação, instalados ao lado de prédios ou casas residenciais, esse excesso de luz pode causar grandes transtornos, inclusive colocando a segurança das pessoas e motoristas em risco, já que podem ofuscar sua visão.

Por isso, é importante escolher um refletor de LED que tenha baixo escape horizontal e vertical, diminuindo o desconforto daqueles que estão circulando pelo local.

Os refletores de LED da linha High Bay são ideais para esse fim, pois evitam o escape de luminosidade excessiva e diminuem a sensação de desconforto de quem vive ao redor dos campos e precisa lidar com as luzes desse tipo acesas com grande frequência.

Boa Luminosidade

Como dissemos, em um campo de futebol, a iluminação é fundamental para que o jogo transcorra sem grandes problemas. Por isso, é importante contar com bons refletores de LED.

Contudo, não basta apenas como um refletor de LED nestes locais para garantir que os equipamentos tem a potência correta. Pensando nisso, uma boa são os refletores de LED High Bay IP65 e IP67.

Além de ter a potência adequada para prover a iluminação correta nestes ambientes, esses refletores têm boa luminosidade de saída e amplo tempo de vida útil, garantindo que o campo tenha a iluminação desejada por longos períodos.

Os dois produtos possuem, também, a temperatura de cor adequada para os campos de futebol. Lembrando que essa temperatura não deve superar os 6.500 kelvins, para não causar desconforto aos presentes.

Iluminação Também nos Arredores e Em Rotas de Fuga

Quando se está construindo um projeto para a aplicação de refletor de LED em campos de futebol, um ponto a ser considerado é a instalação de iluminadores também nos arredores do campo.

Essa ação é importante para garantir a segurança de todos aqueles que estão no recinto ou que vão para o local acompanhar algumas das partidas que serão realizadas ali.

Veja Também:  LED - Perspectivas Para 2013

A colocação de refletores de LED nos arredores do campo é importante também como medida de segurança. Em todos os locais públicos, independente de sua atividade, é importante fornecer aos presentes a segurança necessária para que possam sair do local em caso de emergência.

Por isso, na construção do projeto de iluminação dos campos de futebol, todas as áreas devem ser consideradas, e não apenas o local onde as partidas são, de fato, disputadas.

Colocar esses instrumentos em rotas de fuga é importante para que todos possam se deslocar com segurança em caso de emergência. É importante dizer também que esses locais devem estar iluminados também em seus ambientes internos.

Vantagens da Aplicação de Refletores de LED em Campos de Futebol

Como dissemos, o refletor de LED é a melhor alternativa para a iluminação dos campos de futebol, independente do local onde sejam construídos. A tecnologia desses pontos de iluminação ajuda bastante a considerar a opção por esse tipo de lâmpada.

Contudo, existem outros benefícios que podem ser percebidos facilmente ao aderir ao LED para iluminar seu projeto. Confira abaixo as razões que preparamos para fazer essa conversão.

Economia na Conta de Luz

As lâmpadas LED de uso doméstico são conhecidas pela economia que trazem ao consumo de energia elétrica, o que acaba se convertendo também em tarifas menores pagas para a concessionária de energia.

Para um campo de futebol, onde as lâmpadas e refletores precisam ficar acesos por longos períodos, essa economia é fundamental para não desequilibrar as finanças do condomínio, empresa ou negócio de locação de espaços.

Por isso, ao instalar os refletores de LED em campos de futebol, pode-se experimentar uma expressiva economia na tarifa paga ao longo do tempo, tornando o investimento feito para a colocação dos acessórios no local.

Para que se tenha uma ideia do percentual expressivo de economia, em algumas situações, é possível reduzir em até 75% o montante pago mensalmente a titulo de contas de energia.

Voltagens de Operação Seguras

A elaboração de um projeto de iluminação em campos de futebol, mesmo que não sejam profissionais, precisa ser feita por um profissional experiente, que tenha conhecimento das variações de voltagem e saibam os riscos envolvidos nesse processo.

No entanto, utilizar produtos seguros torna essa mudança mais simples e menos impactante. Uma delas é utilizar refletores de LED para garantir a segurança dos envolvidos na aplicação.

Em comparação a outras lâmpadas usadas em espaços públicos, com as fluorescentes, os refletores de LED são muito seguros, reduzindo as chances de acidentes no momento de sua colocação.

Além disso, são bastante resistentes às mudanças climáticas e a eventos como chuvas fortes, tornando-os ideais para ser colocados em locais onde ficarão expostos aos elementos, como em um campo de futebol.

Um refletor de LED como os produtos da linha High Bay são bastante resistentes também a impactos e vibrações. Considerando que estamos nos referindo a campos de futebol, onde chutes costumam mandar a bola para altas distâncias, ter uma iluminação que resista a esse impacto é bastante positivo.

Conforto Visual

A aplicação dessa tecnologia LED nesses ambientes traz como benefício também o maior conforto visual, graças às tonalidades mais utilizadas nestes ambientes.

Veja Também:  Versatilidade do LED

Lâmpadas em cores como o branco e suas variações dão bastante conforto visual aos jogadores em campo e também aos expectadores das partidas, permitindo que nenhum detalhe seja perdido, e evitando também que ocorram confusões ou mesmo acidentes por pontos mal iluminados em campo e seus arredores.

Ligação Instantânea

Uma lâmpada fluorescente, utilizada como fonte de iluminação em pontos públicos, como um campo de futebol, tem o grande inconveniente de precisar ser “esquentada” para, de fato, começar a funcionar.

Com o LED, no entanto, isso não acontece, já que essa lâmpada entra em funcionamento imediatamente, o que aumenta sua eficiência e elimina a necessidade de que as atividades sejam suspensas caso haja oscilação de energia.

A ligação instantânea deles ajuda, também, a agilizar o início das atividades quando o sistema precisa ser iniciado por causa do anoitecer. Com eles, a iluminação passa a funcionar em questão de segundos, evitando a perda de ritmo durante os jogos.

Campo Completamente Iluminado

Já dissemos em vários pontos desse texto que o campo de futebol precisa estar bem iluminado para que, de fato, o jogo possa acontecer. E com um refletor de LED isso é possível e irá acontecer.

Esses produtos foram pensados para que a iluminação indireta, originária do ponto de luz, alcance a maior região possível. Em geral, um refletor com a tecnologia LED consegue iluminar um ângulo de até 120º graus, o que aumenta sua eficiência.

Por isso, é importante saber construir o projeto, com as dicas que demos aqui, de forma a aproveitar toda a capacidade de iluminação de um refletor LED para deixar todo o ambiente corretamente iluminado.

Cuidado Com a Natureza

O descarte das lâmpadas fluorescentes tornou-se um grande problema, com impacto em toda a natureza, por causa dos produtos químicos presentes nesse equipamento.

Utilizando mercúrio e outros materiais tóxicos, as lâmpadas fluorescentes provocam grave impacto ambiental quando descartadas. Já com os refletores que utilizam a tecnologia LED, esse problema não acontece, pois esses produtos não utilizam metais pesados em sua formulação.

Além disso, ele é quase que inteiramente reciclável, permitindo que tudo seja reaproveitado, reduzindo o impacto ambiental do uso desses produtos e diminuindo também o custo com o descarte.

Por se tratar de um produto seguro, os refletores podem ser entregues em pontos de descarte, localizados em geral em grandes centros comerciais, os mesmos onde os consumidores costumam adquirir suas lâmpadas e refletores.

Vida Útil Longa

Uma lâmpada de LED, doméstica, tem uma vida útil muito maior do que uma incandescente. Com os refletores o fato se repete. Ela dura muito mais do que uma fluorescente, o que se converte em uma grande vantagem para quem está pensando em montar seu projeto de iluminação.

Considerando todas as despesas envolvidas no início do projeto, ter um produto que dure muito tempo pode reduzir os custos gerados com sua substituição.

Para que se tenha uma ideia de sua duração, ele dura em média 50.000 horas, garantindo meses de luminosidade sem que seja necessário se preocupar com a substituição do equipamento.

Com isso, seus custos com a compra do produto serão rapidamente recuperados.