Início » Iluminação de LED para Câmaras Frias

Iluminação de LED para Câmaras Frias

Câmara fria é um ambiente refrigerado utilizado para congelamento e conservação de alimentos, tais como carne, pescados, sorvetes e outros alimentos que são sensíveis ao calor ou perecem mais rapidamente em temperatura ambiente.

Dentro do ambiente congelado as temperaturas variam entre -18°C e -25°C, ideais para estocagem desses produtos. Essa temperatura é muito importante para manter os alimentos sem alterações térmicas e por isso a iluminação das câmaras devem corresponder a essas condições.

Como Escolher a Melhor Iluminação?

Esses ambientes podem ser construídos em várias dimensões, por isso, cada câmara exige uma iluminação diferente, geralmente com lâmpadas herméticas que são resistentes ao frio intenso.

O ideal para esse tipo de iluminação são lâmpadas e luminárias de LED. O LED tem a capacidade de converter toda energia consumida em apenas luz sem produzir qualquer calor.

Para garantir a segurança desse ambiente, é vital consultar o Índice de Proteção (IP) dos equipamentos de iluminação. O Índice de Proteção indica o quão resistente é aquele equipamento ao contato com objetos sólidos e líquidos, ou seja, quanto maior for o número do índice, maior resistência ele terá.

O mais indicado para câmaras frias e frigoríficos são luminárias com grau de proteção a partir do IP65, já que são ambientes com alta concentração de umidade e baixa temperatura.

Outro ponto importante a ser considerado é a necessidade de limpeza das câmaras frias que, muitas vezes, é feita com jatos de água. Para isso, é necessário um equipamento que possa suportar jatos de pressão.

As Luminárias Ideais

O uso de lâmpadas tubulares é comum em câmaras frias, desde que instaladas em estruturas herméticas que protegem a lâmpada. Nesse caso, as lâmpadas fluorescentes podem ser substituídas por Tubulares de LED, desde que haja a proteção adequada, uma vez que lâmpadas tubulares possuem baixo índice de proteção (IP40) e podem não resistir a temperaturas negativas.

Se existe um planejamento para um novo projeto de frigorífico, pode-se dispensar o uso de luminárias herméticas, utilizando, ao invés disso, produtos que já possuem grau de proteção adequado para esse ambiente, evitando custos com produtos adicionais.

Utilizando o Refletor de LED Premium IP65, é possível obter uma iluminação eficiente e uniforme sem a necessidade do uso de estruturas herméticas a parte, já que o próprio refletor conta com a proteção adequada às adversidades de uma câmara fria, já que possui isolamento em seus componentes.

Em ambientes que exigem limpeza com jatos d’água, o ideal é o uso do Refletor LED Premium IP67, que suporta jatos de alta pressão por conta de sua resistência e robustez. Ambos os refletores são ideias porque podem funcionar regularmente em temperaturas de até -40°C.

Os produtos de LED possuem muitas vantagens na iluminação de câmaras frias. Além de muito mais econômicos no consumo de energia, dispensam o uso de estruturas herméticas adicionais, garantindo maior economia na instalação. Além disso, a vida útil do LED é muito maior, evitando que ocorram manutenções frequentes.

2018-07-09T14:53:27+00:00By |Dicas|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

Deixar Um Comentário

Linha LED Tubular - ÓTIMOS PREÇOS!

Lâmpada LED Tubular T8 - LED Planet
Confira nossa linha de LED Tubular para Venda no Atacado e Varejo. Peça já um orçamento!
CLIQUE AQUI
Os melhores preços do mercado é AQUI!
close-link
Click Me