Início » Altura Ideal do Poste Para Iluminar Quadras Esportivas

Altura Ideal do Poste Para Iluminar Quadras Esportivas

Existem várias soluções em iluminação LED para iluminar sua quadra ou campo esportivo, porém, uma grande preocupação é descobrir qual a altura ideal do poste para obter uma iluminação adequada e uniforme.

A partir de algumas pesquisas e cálculos é possível encontrar uma altura padrão para cada tipo de quadra. Por exemplo:

  • Quadra esportiva: poste de 9 metros e lâmpadas com potência de aproximadamente 400W.
  • Society: poste de 9 metros de altura e lâmpadas de 400W.
  • Campo de futebol: grupo de 4 a 8 refletores em um poste de 25 metros com lâmpadas de 2000W ou poste de 20 metros com lâmpadas de 1000W.
  • Quadra de tênis: poste de 9 metros com lâmpadas de 400W.

* lâmpadas de vapor metálico que podem ser substituídas por lâmpadas de LED

Devido a diversidade de dimensões, é recomendado que seja considerado ⅓ do comprimento da lateral da quadra para definir como padrão uma altura mínima de 6 metros e máxima de 25 metros, conforme cada tipo de área, contudo, para garantir uma boa iluminação é necessário desenvolver um projeto luminotécnico.

O projeto luminotécnico é gerado a partir de cálculos que irá definir corretamente a altura perfeita para o poste, de acordo com o comprimento de cada quadra, para atingir a iluminação ideal. Esse tipo de cálculo pode definir qual a luminária ideal para distribuir luz em toda a área bem como a potência mais adequada, proporcionando nitidez, segurança, conforto visual e melhor custo benefício.

Além de encontrar o tamanho correto para o poste de luz, é importante lembrar da distância que um poste se encontra do outro. Por exemplo: Se em um campo há dois postes de iluminação do mesmo lado e estão a uma distância de 12m um do outro, a distância entre o início do campo e o primeiro poste deve ser metade da distância entre um poste e outro, ou seja, 6m. Observe

Exemplo da Altura do Poste Para Quadra ou Campo Esportivo

Esses projetos levam em consideração não só o tamanho do campo, mas também a disposição dos itens do campo, o material empregado no solo – tal como areia, grama natural ou sintética, saibro, piso, etc.–, tipo de uso da área – profissional ou amador –, influência de luz externa, dentre outros fatores. É por isso que esses cálculos são tão precisos, permitindo uma instalação muito mais precisa e vantajosa.

Qual o próximo passo?

Depois de encontrar o tamanho correto do poste, é preciso definir a luminária que será utilizada para a iluminação.  A tecnologia LED está é atualmente a melhor escolha para iluminação desse tipo de ambiente por ser mais econômica, quando utilizada em grande quantidade e alta potência, tanto em novas construções quanto em reformas.

Os produtos de LED são práticos para serem instalados e não precisam de materiais adicionais. A troca ocorre com menos frequência (devido à sua vida útil de 50 mil horas), são sustentáveis e muito mais econômicos. Existem soluções para todo tipo de quadra e o projeto de iluminação vai definir qual a melhor opção.

High Bay LED | Refletor LED Premium IP67

Lâmpadas de vapor metálico já estão sendo substituídas por refletores de LED SMD ou refletores Premium com potências de até 500W, pois exigem alta potência para uma boa iluminação, consumindo muito mais energia.

As lâmpadas com potência de 400W, por exemplo, podem ser substituídas por refletores LED Premium de 150W, resultando em uma economia de mais de 35% logo de início. Isso ocorre porque as lâmpadas de vapor metálico convertem a energia para luz e calor, diferente do LED que transforma toda a energia consumida apenas em luz, se tornando muito mais econômica e precisando de muito menos energia para iluminar com uma qualidade equivalente ou superior.

Por serem mais modernas, as luminárias atuais de LED são também mais simples de fixar e instalar, além de possuírem suporte simples para retrofit, ou seja, substituem facilmente as lâmpadas antigas sem exigirem grandes alterações no esquema elétrico.

2018-07-09T15:03:35+00:00By |Dicas|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

5 Comments

  1. Evandro António Martins 13 de janeiro de 2018 em 21:34 - Responder

    Eu trabalho com iluminação de quadra e campo de futebol gostei muito gostaria de conhecer seu produto

  2. José Carlos Benedito 14 de janeiro de 2018 em 21:31 - Responder

    Obrigado pelas dicas sou eletricista e preciso muito desta orientação para fazer um trabalho perfeito valeu pela dica.

  3. Hilmec Santos 25 de julho de 2018 em 20:55 - Responder

    Artigo muito bom e bem explicado. Se sintam à vontade para enviar-me mais sobre o assunto.

  4. Antonio Carlos Silva 7 de setembro de 2018 em 21:59 - Responder

    Excelente orientação, é tudo que estou precisando no momento, preciso substituir lampadas de 400 e 1000 W de Vapor Metálica por LED, em um campo de Futebol de um condomínio.

  5. Jeovanne 21 de setembro de 2018 em 23:28 - Responder

    Parabéns , gostei muito dá explicação , aprendi e vou transmitir esse conhecimento, obg!

Deixar Um Comentário