LED Planet Importadora

O que é Classificação IP?

Usuários de equipamentos elétricos e eletrônicos se deparam constantemente com um IP seguido de dois dígitos nas especificações de alguns produtos e, por muitas vezes acabam não identificando o que significa ou a diferença entre um e outro.

O código ou classificação IP é definido internacionalmente pela norma IEC 60529: Internacional Protection Rating (conhecido também como Ingress Protection) e foi criado para determinar critérios de ingresso de materiais sólidos e líquidos em equipamentos elétricos protegidos mecanicamente por algum tipo de carcaça, conforme norma 60529.

Essa norma classifica o Grau de Proteção IP (como é conhecido no Brasil) dos invólucros desses equipamentos no tocante a penetração de objetos sólidos como: partes do corpo, poeira, contato acidental e também quanto a entrada de água. Ou seja, são informações muito mais detalhadas e confiáveis do que um simples “a prova d’água”.

Essa classificação é apresentada pelas letras “IP” seguida por 2 (dois) dígitos.

O primeiro dígito representa o grau de proteção contra elementos sólidos, como poeira por exemplo e o segundo dígito representa proteção contra elementos líquidos, como água.

Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.

A tabela a seguir o ajudará a entender melhor e de forma mais prática o conceito.

Grau de Proteção IP de LED Planet

Veja Também:  O que é eficiência luminosa?

Compartilhe:

Postagens relacionadas:

Respostas de 3

  1. Gostei muito deste artigo na europa este índice e levado muito a serio morei por dez anos e trabalhei como eletricista e todas a instalaçoes elétricas eram levada a serio e deveria ser deixado um certificado em que o serviço executado foi feito respeitando a normativa(IN REGOLA D’ART).No Brasil quando se tenta fazer algo dentro da normativa o pessoa acha caro,instaloes de lâmpadas ou luminárias em banheiro sem nenhum grau de proteçao e um absurdo.

  2. ótimo Sempre é bom e seguro trabalhar obedecencendo as normas Pena que no nosso País quando trabalhamos com normas técnicas as pessoas preferem curiosos que sai mais barato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *