Início » O Que é Classificação IP?

O Que é Classificação IP?

Usuários de equipamentos elétricos e eletrônicos se deparam constantemente com um IP seguido de dois dígitos nas especificações de alguns produtos e, por muitas vezes acabam não identificando o que significa ou a diferença entre um e outro.

O código ou classificação IP é definido internacionalmente pela norma IEC 60529: Internacional Protection Rating (conhecido também como Ingress Protection) e foi criado para determinar critérios de ingresso de materiais sólidos e líquidos em equipamentos elétricos protegidos mecanicamente por algum tipo de carcaça, conforme norma 60529.

Essa norma classifica o Grau de Proteção IP (como é conhecido no Brasil) dos invólucros desses equipamentos no tocante a penetração de objetos sólidos como: partes do corpo, poeira, contato acidental e também quanto a entrada de água. Ou seja, são informações muito mais detalhadas e confiáveis do que um simples “a prova d’água”.

Essa classificação é apresentada pelas letras “IP” seguida por 2 (dois) dígitos.

O primeiro dígito representa o grau de proteção contra elementos sólidos, como poeira por exemplo e o segundo dígito representa proteção contra elementos líquidos, como água.

Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.

A tabela a seguir o ajudará a entender melhor e de forma mais prática o conceito.

Grau de Proteção IP de LED Planet

2018-07-09T12:15:38+00:00By |Novidades|

Sobre o Autor:

A LED Planet é importadora e distribuidora de materiais elétricos. Especialista em lâmpadas LED industriais, comerciais e residenciais. Em nosso Blog, você encontra dicas e muito conteúdo sobre o mundo do LED.

3 Comments

  1. Sandro Guimarães 16 de fevereiro de 2015 em 22:21 - Responder

    Gostei muito deste artigo na europa este índice e levado muito a serio morei por dez anos e trabalhei como eletricista e todas a instalaçoes elétricas eram levada a serio e deveria ser deixado um certificado em que o serviço executado foi feito respeitando a normativa(IN REGOLA D’ART).No Brasil quando se tenta fazer algo dentro da normativa o pessoa acha caro,instaloes de lâmpadas ou luminárias em banheiro sem nenhum grau de proteçao e um absurdo.

  2. Derivaldo Luiz da Silva 23 de fevereiro de 2015 em 14:43 - Responder

    ótimo Sempre é bom e seguro trabalhar obedecencendo as normas Pena que no nosso País quando trabalhamos com normas técnicas as pessoas preferem curiosos que sai mais barato

  3. Franscine Mitie 27 de junho de 2018 em 06:00 - Responder

    Artigo muito bem escrito.

Deixar Um Comentário

Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!

Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019.
close-link
Devido às festas de final de ano, informamos que estaremos em recesso coletivo do dia 15/12/2018 ao dia 03/01/2019. Desejamos a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo!
CONFIRA NOSSOS PRODUTOS