Prever a vida útil de um LED depende de vários fatores, mas, geralmente, (boas) lâmpadas de LED são produzidas para durar cerca de 50.000 horas – uma durabilidade incrível se comparada a outros tipos de lâmpadas.
Todo esse tempo é um pouco menos que quatro anos de uso contínuo, 24 horas por dia, ou 17 anos se for usada 8 horas por dia, ou 45 anos (!) se for usada 3 horas por dia. O brilho irá cair com o tempo, mas não é percebido antes de 40.000 horas de uso – 15 anos de uso se usada 8 horas por dia.
Com base na nossa experiência com lâmpadas incandescentes, quando ouvimos dizer que uma LED durará 25 a 50 mil horas, a maioria de nós assume que este é o tempo até ela queimar de vez. No entanto, não é bem este o caso. Na verdade, tais declarações são realmente arbitrárias – ninguém de fato sabe como definir a vida útil de uma lâmpada LED até agora. Isso porque LEDs não queimam como uma lâmpada incandescente; em vez disto, o brilho dela lentamente vai se dissipando.
Assim, se a vida útil da sua LED é relacionada como 25 mil horas, este é o ponto quando sua lâmpada provavelmente estará brilhando a mais ou menos 70% da capacidade (a indústria assume que as pessoas de fato percebem uma redução no brilho neste ponto). Alguns engenheiros sugeriram até mesmo que as lâmpadas sejam feitas de modo a aumentar a potência do LED para combater este problema – no entanto, isto tenderia a derrotar o propósito de uma lâmpada que economiza energia. Isto também reduziria a vida útil dela.
Assim, a moral da história é que os fabricantes precisam bolar um sistema diferente para comunicar com precisão a vida útil dos seus produtos em relação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Quando lâmpadas de LED não são instaladas ou mantidas de forma correta, elas deteriorarão mais rapidamente. Por exemplo, LEDs que operam em 12V DC e estão ligados a retificadores ( Retificador é um dispositivo que permite que uma tensão ou corrente alternada (CA) – normalmente senoidal – seja constante , ou seja, transformada em contínua.) ou controladores de má qualidade, podem fazer com que os LEDs sejam alimentados de forma incorreta, fazendo com que a vida útil caia consideravelmente.
Da mesma forma, LEDs expostos ao calor excessivo, como por exemplo muito próximos a um fogão, ou lâmpadas projetadas com dissipador de calor ruim podem fazer com que a vida útil seja menor.
Com essas informações de mau uso, que podem ser facilmente evitadas no momento da compra e instalação, certamente suas lâmpadas LED vão durar um bom tempo.
Respostas de 2
ou seja uma tv de led tb entra nesta historia visto que ela é de lampadas led…
Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu Pinterest.